O Anime Dr. Stone como Ferramenta Lúdica em potencial para Organização do Conhecimento Prévio
DOI:
https://doi.org/10.36704/sapiens.v5i1.7384Palavras-chave:
Anime Dr. Stone, Organizadores Prévios do Conhecimento, Significação da aprendizagemResumo
A mediação pautada na memorização de fórmulas e aplicação, exclusiva, da matemática sem um contexto que possibilite a relação com os significados devem ter menos prioridades e dar lugar a um ensino lúdico e contextualizado, que objetive a construção conceitual e o desenvolvimento do conhecimento pré-existente. Desse modo, o trabalho, de natureza qualitativa, busca discutir uma ferramenta em potencial para o processo de organização do conhecimento prévio, para possibilitar a significação da aprendizagem em Química, em virtude da necessidade de materiais dessa natureza. Com isso, o presente estudo se propõe analisar a potencialidade e as possíveis contribuições conceituais implícitas e explicitamente divulgadas por 12 episódios da primeira temporada do Anime Dr. Stone. Nesse sentido, a pesquisa buscou responder “quais os conteúdos existentes na animação e como podem ser abordados no ensino básico”? Nesse viés, os conteúdos presentes nas partes da história do anime analisado, foram comparados com as orientações da BNCC e com livros didáticos, o que levou a concluir que os 12 episódios atendem em parte aos conteúdos apresentados nas disciplinas de Ciências da Natureza e em Química. Desse modo, podem ser aplicados com intuito de potencializar o processo de aprendizagem durantes as aulas como pontapé inicial para as discussões conceituais previamente planejadas. Com isso, pode-se inferir que os episódios analisados apresentam elementos pertinentes para seres classificados como Organizadores Prévios do conhecimento em potencial, já que possuem elementos comparativos e expositivos que possibilitam a sua significação, conforme um dos pressupostos da teoria ausubeliana.
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