JUVENTUDES UNIVERSITÁRIAS

PERCURSOS FORMATIVOS PÓS-DIPLOMAÇÃO DE JOVENS LICENCIADOS(AS) ORIUNDOS DE CLASSES POPULARES

Autores

  • Maikon Bueno Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.36704/sapiens.v5i1.7389

Palavras-chave:

Juventudes, Egressos, Profissionalização, Licenciatura

Resumo

Pretende-se neste trabalho apresentar a trajetória formativa de egressos(as) de cursos de licenciatura oriundos(as) de classes populares, tendo por base entrevista realizada com cinco jovens diplomados(as) nas áreas de licenciatura em Ciências Sociais, Filosofia, História, Geografia e Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul-Campus Erechim. A análise das entrevistas utiliza como aporte teórico a ressignificação de seus habitus perante a inserção no campo acadêmico, levando em consideração suas trajetórias de vida, demonstrando a procura pelo campo de atuação profissional dos(as) egressos(as), como um caminho possível de legitimação social e valorização profissional.

Referências

BOURDIEU, Pierre. Homo academicus. Buenos Aires: Siglo XXI Editores, Argentina, 2008.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean Claude. A Reprodução: Elementos para uma teoria do sistema de ensino. 3ª edição, Editora Francisco Alves. Rio de Janeiro, 1992.

CASTILHO, Rosane Maria de. Juventudes, Projeto de Vida e Futuro. In OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel (Org.). Dialogando sobre Juventudes. Porto Alegre, RS: GEPJUVE, UFRGS, 2022. p. 19 – 43.

JULIANI, Douglas. Entrevista com o Prof. Alfredo Balduíno Santos:" Fazer extensão é viver a universidade plenamente". Caminho Aberto: revista de extensão do IFSC, p. 8-12, 2015. DOI: https://doi.org/10.35700/ca.2015.ano2n2.p8-12.1928

SEMESP. Número de Instituições de Ensino Superior no Brasil. Disponível em < https://www.semesp.org.br/mapa/edicao-11/brasil/instituicoes-e-matriculas/ >

acesso em 10 out 2022.

ZAGO, Nadir. A entrevista e seu processo de construção: reflexões com base na experiência prática de pesquisa. In: ZAGO, N.; CARVALHO, M. P.; TEIXEIRA, R. A. (Orgs). Itinerários de pesquisa: abordagens qualitativas em Sociologia da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

Downloads

Publicado

2023-08-03

Como Citar

Bueno, M. (2023). JUVENTUDES UNIVERSITÁRIAS: PERCURSOS FORMATIVOS PÓS-DIPLOMAÇÃO DE JOVENS LICENCIADOS(AS) ORIUNDOS DE CLASSES POPULARES. SAPIENS - Revista De divulgação Científica, 5(1), 90–111. https://doi.org/10.36704/sapiens.v5i1.7389