LEITURA E COGNIÇÃO

A MEDIAÇÃO COM O GÊNERO CHARGE NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • SANDRA CAMPELO ESAPI

DOI:

https://doi.org/10.36704/sapiens.v5i1.7395

Palavras-chave:

Leitura. Cognição. Gênero textual. Mediação Pedagógica.

Resumo

Este artigo apresenta um trabalho com a leitura, com base na perspectiva interacional (dialógica) da língua, na qual o texto é concebido como o lugar da interação autor e leitor. A leitura é, nessa perspectiva, um ato dialógico de construção de sentido, no qual o leitor é um ser ativo, que assume a posição de sujeito do discurso, em uma situação concreta de interação. Como fundamentos teóricos, são assumidos os estudos realizados por Bakhtin (1997), Kleiman (2013), Marcuschi (2008), Leffa (2012) Schneuwly e Dolz (2004), Koch e Elias (2013). Pretende-se, assim, relatar uma experiência com o gênero charge, na qual a função do professor é de mediador da leitura, cuja construção de sentidos requer a ativação de um conjunto de estratégias cognitivas e metacognitivas. A sequência didática utilizada segue a proposta desenvolvida por Silva (1992), segundo a qual as atividades de leitura são divididas em três momentos: a pré-leitura, a leitura propriamente dita e a pós- leitura. Assim, as principais constatações feitas durante a realização da sequência de trabalho são elencadas no texto, bem como se explicita a defesa de que a atuação do professor como mediador do processo de leitura, escrita e reescrita de textos é fundamental para o desenvolvimento das competências leitora e escritora do aluno.

Referências

ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. – São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 8. ed. São Paulo: Editora Hucitec, 1997.

. Estética da criação verbal. 4. ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BRANDÃO, Helena H. Nagamine. Escrita, Leitura, Dialogicidade. In: BRAIT, Beth (org.). Bakhtin: dialogismo e construção de sentido. – 2. ed. – Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2005.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Proposta preliminar. Terceira versão revista. Brasília: MEC, 2017.

BORTONI-RICARDO, S. M.; MACHADO S. L.; CASTANHEIRA, V. R. Formação do professor como agente letrador. São Paulo: Contexto, 2012.

COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

KATO, Mary. O aprendizado da leitura. – 6. ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2007.

KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor: Aspectos cognitivos da leitura. 15. ed., Campinas, SP – Pontes Editores, 2013.

KOCH, Ingedore G. Villaça. Desvendando os segredos do texto. 4. ed. – São Paulo: Cortez, 2005.

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. – 3. ed. – São Paulo: Contexto, 2013.

. Ler e escrever: estratégias de produção textual. – São Paulo: Contexto, 2009.

LEFFA, Vilson J. Interpretar não é compreender: um estudo preliminar sobre a interpretação do texto. In: Vilson J. Leffa; Aracy Ernest. (org.). Linguagens: metodologia de ensino e pesquisa. Pelotas: Educat, 2012, p. 253-269.

MARCUSCHI, Luiz Antonio. Produção textual, análise de gênero e compreensão. – São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

SANTOS, Leonor Werneck dos; CUBA RICHE, Rosa; TEIXEIRA, Claudia de S.

Análise e produção de textos. São Paulo. Contexto, 2012.

SANTOS, valnecy C. O.; CAMPELO, Sandra M. L. Leitura e construção de sentido: uma experiência com o gênero frase. Campo Grande, v. 5, n. 14, p. 179 a 196. nov. 2014. Disponível em: http://www.sociodialeto.com.br.

JESUS LEÃO, A. L. de. Negligência na mediação do professor no trabalho de leitura. In: BORTONI-RICARDO, S. M.; MACHADO, V. (orgs.) Os doze trabalhos de Hércules: do oral para o escrito. São Paulo: Parábola, 2013.

VYGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

SCHNEUWLY, B. e DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola; Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.

SILVA, Luciana Pereira da; WACHOWICZ, Teresa Cristina. Leitura. In: COSTA, Iara Bemquerer; FOLTRAN, Maria José (orgs.). A tessitura da escrita. – São Paulo: Contexto, 2013.

Downloads

Publicado

2023-08-03

Como Citar

CAMPELO, S. (2023). LEITURA E COGNIÇÃO: A MEDIAÇÃO COM O GÊNERO CHARGE NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA. SAPIENS - Revista De divulgação Científica, 5(1), 173–190. https://doi.org/10.36704/sapiens.v5i1.7395