Um UM OLHAR CINEMATOGRÁFICO PARA A GEOMETRIA

AÇÕES DE EXTENSÃO COM ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Sabrina Alves Boldrini Cabral Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG Carangola
  • senhora Universidade do Estado de Minas Gerais
  • senhor Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.36704/sapiens.v5i1.7462

Palavras-chave:

Cinema; Geometria; Metodologia de ensino.

Resumo

Este artigo tem como objetivo destacar a importância da aprendizagem na construção do conhecimento humano, com ênfase na disciplina de Matemática, que é fundamental para formar cidadãos críticos e participativos na sociedade. O estudo em questão faz parte de um projeto de extensão universitária financiado pelo Programa de Apoio à Extensão Universitária da Universidade do Estado de Minas Gerais (PAEX/UEMG), intitulado "A Matemática no Cinema e a Geometria através das Lentes", cujo objetivo é (re) significar a aprendizagem de propriedades geométricas por meio da linguagem audiovisual como proposta metodológica de ensino. As atividades do projeto são desenvolvidas por meio de oficinas teóricas e práticas, nas quais são apresentados conceitos e propriedades geométricas que podem ser facilmente observados na prática. O projeto tem sido realizado com alunos do sexto e sétimo ano de uma escola pública no município de Espera Feliz/MG, com a colaboração dos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da UEMG/Carangola. Os resultados obtidos apontam que o uso do cinema como proposta educacional para o ensino de geometria contribui para o aprendizado significativo de suas propriedades e conceitos, além de colaborar para a formação do senso crítico dos alunos. Portanto, esse projeto se mostra como uma alternativa viável para melhorar a qualidade do ensino de matemática, com resultados positivos e promissores.

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Publicado

2023-08-03

Como Citar

Sabrina Alves Boldrini Cabral, Mencalha , L. de P. M., & Gonçalves, A. Z. G. (2023). Um UM OLHAR CINEMATOGRÁFICO PARA A GEOMETRIA: AÇÕES DE EXTENSÃO COM ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. SAPIENS - Revista De divulgação Científica, 5(1), 153–172. https://doi.org/10.36704/sapiens.v5i1.7462