DEVELOPING ENGLISH LANGUAGE MATERIALS TO LEARN, THINK, AND ACT: A PROPOSAL

Autores

  • Delzi Alves Laranjeira UEMG

Palavras-chave:

Communicative Language Teaching. English Language Learning. Materials development.

Resumo

 

O desenvolvimento de materiais para o ensino da língua inglesa representa um grande desafio para os professores da área, tendo em vista seus objetivos: a aquisição da língua e o seu uso no cotidiano. Com base nos princípios do Ensino Comunicativo de Língua, foi elaborada uma unidade de ensino da língua inglesa, tendo como público-alvo jovens e adultos que atingiram o nível B1 de competência linguística. A unidade tem como objetivo promover o aprendizado da língua em seus aspectos sintáticos, morfológicos, lexicais, fonológicos e semânticos, abordando as habilidades de produção e recepção oral e escrita de forma integrada para atender às necessidades dos alunos em situações reais de comunicação. O tema da unidade é comum em nossa sociedade e foi escolhido com o propósito de levar instrutores e alunos a refletir sobre o hábito de queixar-se em diferentes circunstâncias. Materiais autênticos foram empregados como input para melhorar o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos. A utilização de várias ferramentas digitais ao longo das atividades propostas teve como objetivo motivar, aumentar a exposição do estudante à língua-alvo além da sala de aula e operar como um facilitador do aprendizado. Em conjunto com a adequada capacitação do instrutor para ensinar a língua inglesa sob uma ótica comunicativa e sua habilidade para lidar com o contexto sociocultural dos aprendizes, espera-se que este material possa ser um aliado no processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa para seus usuários.

Referências

AZEVEDO, A. M. T. CARNEIRO, M.M. Teaching grammar in the English as a foreign language classroom: an inductive perspective. In: OLIVEIRA, A. L. A. M.; BRAGA, J. de C. F. (Ed). Inspiring insights from an English teaching scene. Belo Horizonte: CEI- Curso de Especialização em Inglês (E-book), 2017. p. 82-102.

BROWN, H. Douglas. Language assessment: principles and classroom practices. London: Pearson Education, 2003.

—————; LEE, Heekyeong. Teaching by principles: an interactive approach to language pedagogy. 4th ed. New York: Pearson Education, 2015.

CANALE, M., & SWAIN, M. Theoretical bases of communicative approaches to second language teaching and testing. Applied Linguistics, v. 1, p. 1-47. 1980.

DEKEYSER, Robert. Knowledge and skill in ISLA. In: LOWEN, Shawn Loewen; SATO, Masatoshi (Ed.). The Routledge handbook of Instructed Second Language Acquisition. New York and London: Routledge, 2017. p. 15-32.

GENESEE, Fred, UPSHUR, John A. Classroom-based evaluation in second language education. Cambridge: Cambridge UP, 1996.

HARMER, J. The practice of English language teaching. 4th ed. London: Pearson Longman, 2007.

HARTLE, Sharon. Developing blended learning materials. In: NORTON, Julie; BUCHANAN, Heather. (Ed.) The Routledge handbook of materials development for language teaching. London and New York: Routledge, 2022. p. 399-413).

HUTCHINSON, T. What’s underneath?: an interactive view of materials evaluation. In: SHELDON, L. E. Sheldon (ed.) ELT Textbooks and Materials: Problems in Evaluation and Development. ELT Documents 126. London: Modern English Publications/The British Council, 1987, p. 37-44.

HYLAND, K. Second language writing. New York: Cambridge University Press, 2003.

HYMES, D. On communicative competence. In: PRIDE, J.; HOLMES, J. Holmes (Ed.). Sociolinguistics. Harmondsworth, UK: Penguin Books, 1972. p. 269-293.

JONES, Cristina. Authenticity in language teaching materials. In: NORTON, Julie Norton; BUCHANAN, Heather. (Ed.) The Routledge handbook of materials development for language teaching. London and New York: Routledge, 2022. p. 277-289.

KRASHEN, S.D. Principles and practice in second language acquisition. Internet Edition. Oxford: Pergamon Press, 2009. Disponível em: http://www .sdkrashen .com/. Acesso em: 25 out. 2022.

MASUHARA, Hitomi. Approaches to materials adaptation. In: NORTON, Julie; BUCHANAN, Heather. (Ed.) The Routledge handbook of materials development for language teaching. London and New York: Routledge, 2022. p. 65-77.

RICHARDS, J. C. Teaching listening and speaking: from theory to practice. Cambridge: Cambridge University Press. 2008.

—————.; RENANDYA, W. A. Methodology in language teaching. Cambridge: Cambridge University Press. 2002.

RODRIGUES, R. Moving away from the writing-process workshop. English Journal, v. 74, p. 24-27, 1985.

RUBDY, Rani. Selecting materials. In: TOMLINSON, Brian (Ed.). Developing materials for language teaching. (e-book). London, New York: Bloomsbury, 2014. p. 37-57.

TOMLINSON, Brian (Ed.). Developing materials for language teaching. (e-book). London, New York: Bloomsbury, 2014.

Downloads

Publicado

2024-04-01

Como Citar

Alves Laranjeira, D. (2024). DEVELOPING ENGLISH LANGUAGE MATERIALS TO LEARN, THINK, AND ACT: A PROPOSAL. SAPIENS - Revista De divulgação Científica, 5(2), 64–92. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sps/article/view/8101