REFLEXÕES SOBRE O LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS DO NOVO ENSINO MÉDIO

UM EXEMPLO DE ANÁLISE

Autores

  • Altaila Lemos SEDUCCE

DOI:

https://doi.org/10.36704/sapiens.v6i1.8884

Palavras-chave:

Livro Didático, Ensino Médio, Gramática, Dialogismo, Multiletramentos

Resumo

Mesmo com a implementação do Novo Ensino Médio, o Livro Didático continua sendo o principal recurso pedagógico utilizado nas salas de aula de todo o país. Vem daí a necessidade de uma reflexão crítica contínua sobre essa ferramenta didática e esse é o propósito deste artigo. A partir da experiência em sala de aula, questionamos se o ensino de conteúdos gramaticais no Livro Didático do Novo Ensino Médio está efetivamente atrelado a uma abordagem dos gêneros discursivos e dos usos multimodais da língua. Com o objetivo de averiguar se a teoria dialógica da linguagem e a pedagogia de multiletramentos, tão propaladas no Novo Ensino Médio – de fato se aplicam na prática em relação ao ensino de gramática e de análise linguística, apresentamos um pequeno exercício de análise da abordagem desses conteúdos no livro Estações – Rotas de atuação social.

Referências

ANTUNES, Irandé. Muito Além da Gramática: Por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.

ANTUNES, Irandé. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola, 2010.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo, Martins Fontes, 2006a.

BAKHTIN, M. M. Marxismo e filosofia da linguagem. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2006b.

BARROS, Fernanda Pinheiro et al. Estações – Rotas de atuação social. Língua Portuguesa. Ensino Médio, Volume Único. São Paulo: Ática, 2020.

BEZERRA, Maria Auxiliadora; DIONISIO, Angela Paiva. O livro de Português: múltiplos olhares. Rio de Janeiro: Lucerna,2005.

BRAIT, Beth. Olhar e ver: verbo-visualidade em perspectiva dialógica. Revista Bakhtiniana. Volume 8, n. 2, 2013. Disponível em https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/16568. Acesso em 4 de setembro de 2023.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Guia Digital PNLD 2021. Disponível em https://pnld.nees.ufal.br/pnld_2021_didatico/inicio Acesso em 29 de Agosto de 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular, 2018. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em 29 de Agosto de 2023.

GREGOLIN, Maria do Rosário. O que quer, o que pode esta língua? Teorias linguísticas, ensino de língua e relevância social. In: CORREA, Djane Antonucci. A relevância social da linguística: linguagem, teoria, ensino. São Paulo: Parábola/Ponta Grossa: UEPG, 2007. P. 51-78.

GRUPO NOVA LONDRES. Uma pedagogia dos novos letramentos. Revista Linguagem em Foco. Volume 13, n. 2, 2021. Disponível em https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/5578. Acesso em 4 de setembro de 2023.

Downloads

Publicado

2024-11-04

Como Citar

Lemos, A. (2024). REFLEXÕES SOBRE O LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS DO NOVO ENSINO MÉDIO: UM EXEMPLO DE ANÁLISE. SAPIENS - Revista De divulgação Científica, 6(1). https://doi.org/10.36704/sapiens.v6i1.8884