REFLEXÕES SOBRE O LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS DO NOVO ENSINO MÉDIO

UM EXEMPLO DE ANÁLISE

Autores/as

  • Altaila Lemos SEDUCCE

DOI:

https://doi.org/10.36704/sapiens.v6i1.8884

Palabras clave:

Livro Didático, Ensino Médio, Gramática, Dialogismo, Multiletramentos

Resumen

Mesmo com a implementação do Novo Ensino Médio, o Livro Didático continua sendo o principal recurso pedagógico utilizado nas salas de aula de todo o país. Vem daí a necessidade de uma reflexão crítica contínua sobre essa ferramenta didática e esse é o propósito deste artigo. A partir da experiência em sala de aula, questionamos se o ensino de conteúdos gramaticais no Livro Didático do Novo Ensino Médio está efetivamente atrelado a uma abordagem dos gêneros discursivos e dos usos multimodais da língua. Com o objetivo de averiguar se a teoria dialógica da linguagem e a pedagogia de multiletramentos, tão propaladas no Novo Ensino Médio – de fato se aplicam na prática em relação ao ensino de gramática e de análise linguística, apresentamos um pequeno exercício de análise da abordagem desses conteúdos no livro Estações – Rotas de atuação social.

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Publicado

2024-11-04

Cómo citar

Lemos, A. (2024). REFLEXÕES SOBRE O LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS DO NOVO ENSINO MÉDIO: UM EXEMPLO DE ANÁLISE. SAPIENS - Revista De divulgação Científica, 6(1). https://doi.org/10.36704/sapiens.v6i1.8884