IRACEMA POR MÚLTIPLOS OLHARES:

LETRAMENTO LITERÁRIO A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA MULTIMODAL

Autores

  • Antonia Karine Oliveira de Sousa
  • Antonia Karoline Oliveira de Sousa
  • Francisco Fabricio Garcia Martins

DOI:

https://doi.org/10.36704/sapiens.v6i1.8983

Palavras-chave:

Letramento literário, Multimodalidade, Retextualização, Iracema.

Resumo

Documentos que pautam a Educação Básica no Brasil preconizam que o ensino de Literatura precisa estar apoiado em práticas pedagógicas que contemplem o diálogo leitor-texto literário, uma vez que a leitura literária é essencial não apenas para o desenvolvimento acadêmico dos alunos, mas também para sua formação como indivíduos críticos, empáticos e criativos,  em uma sociedade plural. Diante disso, o presente artigo tem o objetivo de apresentar uma proposta de aplicação do modelo teórico-metodológico desenvolvido por Cosson (2006) para a promoção do letramento literário. Nesse modelo, Cosson (2006) apresenta uma sequência básica, a qual é constituída por quatro etapas, quais sejam: motivação, introdução, leitura e interpretação do texto literário. Com base nessa metodologia, este artigo aborda o letramento literário, através de uma Sequência Didática de leitura da obra Iracema: lenda do Ceará e de retextualizações multimodais do romance. Para embasamento de nosso estudo, tomamos como aporte teórico, para discutirmos os conceitos de letramento e de letramento literário, os trabalhos de Soares (2002) e de Cosson (2006). Concernente ao conceito de  multimodalidade,  embasamo-nos  nas reflexões de Kress e Van Leeuwen (2001). Ainda, por ser uma pesquisa que aborda o processo de retextualização, recorremos aos estudos de Dell’Isola (2007), Marcurschi (2001) e Matencio (2002). Com este trabalho, ressaltamos que as retextualizações multimodais ampliam as possibilidades de interpretação e de  expressão dos educandos, tornando a experiência literária mais dinâmica e acessível. Elas refletem a diversidade das formas contemporâneas de comunicação e são fundamentais para um letramento que abrange múltiplas linguagens e mídias.

Biografia do Autor

Antonia Karine Oliveira de Sousa

Graduada em Letras – Língua Portuguesa e suas Literaturas, pela Universidade Federal do Ceará – UFC –, especialista em Ensino de Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual do Ceará – UECE –, especialista em Literatura e Ensino, pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN –, e mestranda em Estudos da Linguagem, na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB.

Antonia Karoline Oliveira de Sousa

Graduada em Letras – Língua Portuguesa e suas Literaturas, pela Universidade Federal do Ceará – UFC –, especialista em Ensino de Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual do Ceará – UECE –, especialista em Literatura e Ensino, pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN –, e mestranda em Estudos da Linguagem, na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB.

Francisco Fabricio Garcia Martins

Graduado em Letras Português/Inglês pela Universidade Federal do Ceará -UFC, Mestre em Linguística aplicada pela Universidade Estadual do Ceará - UECE

Referências

ALENCAR, J. de. Iracema: lenda do Ceará. São Paulo: Ateliê Editorial, 2016.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 3ª versão. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2017

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. V. 2. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1998.

BRASIL, Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Linguagens códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC / SEB, 2006.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. – 2. ed. – Brasília: Senado Federal, 2018.

CANDIDO, A. O direito à literatura. In: CANDIDO, A. Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

COSSON, R. O espaço da literatura na sala de aula. In: PAIVA, A. et al. (Coord.). Literatura: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010.

DELL’ISOLA, R. L. P. Retextualização de gêneros escritos. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

JOUVE. V. Por que estudar literatura?. São Paulo: Parábola, 2012.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal Discourse: The Modes and Media of Contemporary Communication. London: Arnold, 2001.

MARCUSCHI, L. A. Da Fala para a Escrita: Atividades de Retextualização. São Paulo: Cortez, 2001.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, A.; MACHADO, A.; BEZERRA, M. (org.). Gêneros Textuais e Ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.

MATENCIO, M. de L. M. Atividade de (Re)textualização em práticas acadêmicas: um estudo do resumo. Scripta, [S.l.], p. 109-122, out. 2002. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/12453>. Acesso em: 25 maio. 2024.

ROJO, R. H. R; BARBOSA, J. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

Downloads

Publicado

2024-11-04

Como Citar

Oliveira de Sousa, A. K., Oliveira de Sousa, A. K., & Garcia Martins, F. F. (2024). IRACEMA POR MÚLTIPLOS OLHARES: : LETRAMENTO LITERÁRIO A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA MULTIMODAL. SAPIENS - Revista De divulgação Científica, 6(1). https://doi.org/10.36704/sapiens.v6i1.8983