IRACEMA POR MÚLTIPLOS OLHARES:
LETRAMENTO LITERÁRIO A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA MULTIMODAL
DOI:
https://doi.org/10.36704/sapiens.v6i1.8983Palavras-chave:
Letramento literário, Multimodalidade, Retextualização, Iracema.Resumo
Documentos que pautam a Educação Básica no Brasil preconizam que o ensino de Literatura precisa estar apoiado em práticas pedagógicas que contemplem o diálogo leitor-texto literário, uma vez que a leitura literária é essencial não apenas para o desenvolvimento acadêmico dos alunos, mas também para sua formação como indivíduos críticos, empáticos e criativos, em uma sociedade plural. Diante disso, o presente artigo tem o objetivo de apresentar uma proposta de aplicação do modelo teórico-metodológico desenvolvido por Cosson (2006) para a promoção do letramento literário. Nesse modelo, Cosson (2006) apresenta uma sequência básica, a qual é constituída por quatro etapas, quais sejam: motivação, introdução, leitura e interpretação do texto literário. Com base nessa metodologia, este artigo aborda o letramento literário, através de uma Sequência Didática de leitura da obra Iracema: lenda do Ceará e de retextualizações multimodais do romance. Para embasamento de nosso estudo, tomamos como aporte teórico, para discutirmos os conceitos de letramento e de letramento literário, os trabalhos de Soares (2002) e de Cosson (2006). Concernente ao conceito de multimodalidade, embasamo-nos nas reflexões de Kress e Van Leeuwen (2001). Ainda, por ser uma pesquisa que aborda o processo de retextualização, recorremos aos estudos de Dell’Isola (2007), Marcurschi (2001) e Matencio (2002). Com este trabalho, ressaltamos que as retextualizações multimodais ampliam as possibilidades de interpretação e de expressão dos educandos, tornando a experiência literária mais dinâmica e acessível. Elas refletem a diversidade das formas contemporâneas de comunicação e são fundamentais para um letramento que abrange múltiplas linguagens e mídias.
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