IRACEMA POR MÚLTIPLOS OLHARES:

LETRAMENTO LITERÁRIO A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA MULTIMODAL

Autores/as

  • Antonia Karine Oliveira de Sousa
  • Antonia Karoline Oliveira de Sousa
  • Francisco Fabricio Garcia Martins

DOI:

https://doi.org/10.36704/sapiens.v6i1.8983

Palabras clave:

Letramento literário, Multimodalidade, Retextualização, Iracema.

Resumen

Documentos que pautam a Educação Básica no Brasil preconizam que o ensino de Literatura precisa estar apoiado em práticas pedagógicas que contemplem o diálogo leitor-texto literário, uma vez que a leitura literária é essencial não apenas para o desenvolvimento acadêmico dos alunos, mas também para sua formação como indivíduos críticos, empáticos e criativos,  em uma sociedade plural. Diante disso, o presente artigo tem o objetivo de apresentar uma proposta de aplicação do modelo teórico-metodológico desenvolvido por Cosson (2006) para a promoção do letramento literário. Nesse modelo, Cosson (2006) apresenta uma sequência básica, a qual é constituída por quatro etapas, quais sejam: motivação, introdução, leitura e interpretação do texto literário. Com base nessa metodologia, este artigo aborda o letramento literário, através de uma Sequência Didática de leitura da obra Iracema: lenda do Ceará e de retextualizações multimodais do romance. Para embasamento de nosso estudo, tomamos como aporte teórico, para discutirmos os conceitos de letramento e de letramento literário, os trabalhos de Soares (2002) e de Cosson (2006). Concernente ao conceito de  multimodalidade,  embasamo-nos  nas reflexões de Kress e Van Leeuwen (2001). Ainda, por ser uma pesquisa que aborda o processo de retextualização, recorremos aos estudos de Dell’Isola (2007), Marcurschi (2001) e Matencio (2002). Com este trabalho, ressaltamos que as retextualizações multimodais ampliam as possibilidades de interpretação e de  expressão dos educandos, tornando a experiência literária mais dinâmica e acessível. Elas refletem a diversidade das formas contemporâneas de comunicação e são fundamentais para um letramento que abrange múltiplas linguagens e mídias.

Biografía del autor/a

Antonia Karine Oliveira de Sousa

Graduada em Letras – Língua Portuguesa e suas Literaturas, pela Universidade Federal do Ceará – UFC –, especialista em Ensino de Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual do Ceará – UECE –, especialista em Literatura e Ensino, pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN –, e mestranda em Estudos da Linguagem, na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB.

Antonia Karoline Oliveira de Sousa

Graduada em Letras – Língua Portuguesa e suas Literaturas, pela Universidade Federal do Ceará – UFC –, especialista em Ensino de Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual do Ceará – UECE –, especialista em Literatura e Ensino, pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN –, e mestranda em Estudos da Linguagem, na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB.

Francisco Fabricio Garcia Martins

Graduado em Letras Português/Inglês pela Universidade Federal do Ceará -UFC, Mestre em Linguística aplicada pela Universidade Estadual do Ceará - UECE

Citas

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Publicado

2024-11-04

Cómo citar

Oliveira de Sousa, A. K., Oliveira de Sousa, A. K., & Garcia Martins, F. F. (2024). IRACEMA POR MÚLTIPLOS OLHARES: : LETRAMENTO LITERÁRIO A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA MULTIMODAL. SAPIENS - Revista De divulgação Científica, 6(1). https://doi.org/10.36704/sapiens.v6i1.8983