LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL DE PROPAGANDAS:

A MULTIMODALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA(GENS)

Autores

  • João Marcos Silvestre Sousa UNEB
  • Esp. Rousyane Pereira dos Reis
  • Me. Gracielia Noaves da Penha UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36704/sapiens.v6i1.8988

Palavras-chave:

Propagandas. Textos multimodais. Língua Inglesa. Imagens. Valores humanos.

Resumo

Este artigo objetiva relatar a experiência de Estágio Curricular Supervisionado III que abordou a temática de leitura e produção textual de propagandas sobre valores humanos em língua inglesa. O projeto realizado se baseou na metodologia do Ensino de Línguas Baseado em Tarefas e teve como pontos de  discussão os seguintes tópicos: 1) o texto e a multimodalidade, 2) a (in)distinção entre a publicidade e a propaganda e 3) o gênero textual “propaganda” em sala de aula. Como resultados, os estudantes produziram propagandas em língua inglesa e as expuseram nos murais da escola. Dessa forma conclui-se  que tal prática rendeu resultados positivos, além do esperado, pois  promoveu um processo de interpretação e produção dos estudantes de forma criativa, dinâmica  e crítica. Assim, demonstram-se as possibilidades e potencialidades do trabalho com textos (especialmente os multimodais) entre estudantes e professores de línguas.

Referências

ANDERSON, M.; FREEMAN, D. Task-based Language Teaching. In: ANDERSON, M.; FREEMAN, D. Techniques & Principles in Language Teaching. 3. ed. New York: Oxford University Press, 2011. p. 192-208.

ANTUNES, I. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

BARBOSA, C. et al. Utilização do Instagram no ensino e aprendizagem de português língua estrangeira por alunos chineses na Universidade de Aveiro. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa, 16(1). 2017. Disponível em: https://dehesa.unex.es/handle/10662/7049.

BEAUGRANDE, R.; DRESSLER, W. Introduction to text linguistics. London: Routledge, 1981.

FRANCO, C. de P.; TAVARES, K. C. do A. Ways: English for Life. 1. ed. São Paulo: FTD, 2022.

FREIRE, P. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d’Água, 1997. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7293837/mod_resource/content/1/Professora%20sim%20Tia%20nao.pdf.

GOMES, Neusa Demartini. Publicidade ou propaganda? É isso aí!. Revista Famecos, v. 8, n. 16, p. 111-121, 2001. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/revistafamecos/article/view/3142.

HALLIDAY, M. A. K.; HASAN, R. Cohesion in English. London: Longman, 1976.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. 5. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007, p. 19-36.

MUNIZ, Eloá. Publicidade e propaganda origens históricas. Caderno Universitário, v. 148, 2004. Disponível em: https://cliqueapostilas.com/Content/apostilas/47159ba3a75f88c7a55a58cdae613395.pdf.

SILVA, Silvio Profirio da; SOUZA, Francisco Ernandes Braga de; CIPRIANO, Luis Carlos. Textos multimodais: uma nova forma de leitura. Linguagem em (Re)vista, Niterói, v. 10, n. 19, p. 133-159, 2015. Disponível em: http://www.filologia.org.br/linguagememrevista/19/08.pdf.

SOUSA, J. M. S.; PENHA, G. N.; OLIVEIRA, D. A.; TREVISOL, J. R. Conectando-se com o Inglês: Instagram como mídia social de aprendizagem. In: IX SEMINÁRIO NACIONAL E V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E PRÁXIS EDUCACIONAL, 16., Vitória da Conquista, 2024. Anais da Gepráxis. Vitória da Conquista: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2024.

TRAVAGLIA, L. C. A categorização de categorias de texto: tipos, gêneros e espécies. Alfa, São Paulo, v. 51, n. 1, p. 39-79, 2007.

TUMOLO, C. Recursos digitais e aprendizagem de inglês como língua estrangeira. Ilha do Desterro, n.66, p. 203-238, jan/jun 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ides/a/pzk5vGqTKzBKCSrbzCgQzbv/?format=html&lang=pt.

Downloads

Publicado

2024-11-04

Como Citar

Silvestre Sousa, J. M., Pereira dos Reis, R., & Novaes da Penha, G. (2024). LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL DE PROPAGANDAS:: A MULTIMODALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA(GENS). SAPIENS - Revista De divulgação Científica, 6(1). https://doi.org/10.36704/sapiens.v6i1.8988