IMPORTÂNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA PARA A FORMAÇÃO DO LICENCIANDO:

UM ESTUDO VOLTADO PARA A DISCIPLINA DE CÁCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL

Autores/as

  • Giselle Braga de Oliveira Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Vinicius Campos de Oliveira Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Carangola

DOI:

https://doi.org/10.36704/sapiens.v6i1.8325

Palabras clave:

Monitoria acadêmica; Licenciandos; Ensino Superior; Cálculo Diferencial e Integral

Resumen

 A presente pesquisa teve como objetivo discutir sobre a importância da monitoria acadêmica durante a formação dos licenciandos. A metodologia consistiu em uma pesquisa de revisão narrativa bibliográfica com a realização de reflexões e discussões acerca da temática abordada. Por meio desse trabalho, foi possível perceber que a monitoria acadêmica é muito importante para a formação do licenciando, pois tais atividades desempenhadas contribuem para a sua prática pedagógica para atuar na área educacional ou no ambiente escolar. O trabalho mostrou que é necessário superar as dificuldades existentes a respeito das dificuldades na aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral e que a inserção de tecnologias como o Geogebra contribui para a aprendizagem do aluno ao permitir a visualização de gráficos de funções. Além de auxiliar no entendimento de conceitos sobre limite de funções, derivada e a reta tangente, integral relacionada à áreas de regiões limitadas por curvas, entre outras questões, o estudante monitor tem a oportunidade de adquirir desses recursos tecnológicos para complementar em sua formação acadêmica, facilitando a articulação entre a teoria e a prática ao utilizar o Geogebra na sala de aula como recurso potencializador durante o processo de ensino e  aprendizagem. 

Citas

AGUIAR, Francisco Leonardo Lima. Ensino-aprendizagem de cálculo II no curso de licenciatura em matemática da Universidade do Estado do Amazonas: dificuldades epistemológicas. 2019. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso. Graduação em Matemática. Universidade do Estado do Amazonas, Manaus. Disponível em: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/3544. Acesso em: 25 out. 2023.

BORBA, Marcelo de Carvalho da.; SILVA, Ricardo Scucuglia Rodrigues; GADANIDIS, George. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática. Belo Horizonte. Grupo Autêntica, 2014.

FLEMMING, Diva Marília. GONÇALVES, Mirian Buss. Cálculo A: Funções, limite, derivação e integração. São Paulo, 6ª edição, 2007a.

FLEMMING, Diva Marília. GONÇALVES, Mirian Buss. Cálculo B: Funções de várias variáveis, integrais múltiplas, integrais curvilíneas e de superfície. São Paulo, 2ª edição, 2007b.

GONÇALVES, Mariana Fiuza; GONÇALVES, Alberto Magno; FIALHO, Beatriz Fiuza; GONÇALVES, Ilda Machado Fiuza. A importância da monitoria acadêmica no ensino superior. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Revista Pemo, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e313757, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3757. Acesso em: 25 out. 2023.

IEZZI, Gelson. MURAKAMI, Carlos. MACHADO, Nilson José. Fundamentos de Matemática Elementar 8: Limites, Derivadas e Noções de Integral. São Paulo, Atual Editora LTDA, 3ª edição, v.1-10, 1983.

IRIAS, Diánis Ferreira; VIEIRA, Josislei Passos; MIRANDA, Paula Reis de; SILVA, Rafael Cazal. Cálculo Diferencial e Integral I: Analisando as dificuldades dos alunos de um curso de Licenciatura em Matemática. Revista da Educação Matemática, v. 1, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufop.br/redumat/article/view/2014. Acesso em: 25 out. 2023.

JÚNIOR, José Cirqueira Martins. Ensino de derivadas em cálculo I: aprendizagem a partir da visualização com o uso do GeoGebra. 2015. 123 f. Dissertação de Mestrado Profissional em Educação Matemática. Instituto de Ciências Exatas e Biológicas. Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufop.br/handle/123456789/4984. Acesso em: 25 out. 2023.

RODRIGUES, Elisandro; SILVA, Roger de Abreu. Monitoria um dispositivo de ensino e aprendizagem como uso das TIC’s em um laboratório de informática. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 1, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/41684. Acesso em: 25 out. 2023.

SANTOS, Sílvia Pereira dos; MATOS, Marcia Graci de Oliveira. O ensino de Cálculo I no curso de licenciatura em matemática: obstáculos na aprendizagem. Eventos Pedagógicos, v. 3, n. 3, p. 458–473, 2012. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9300. Acesso em: 25 out. 2023.

SERRÃO, Maria do Carmo dos Santos. BELTRÃO, Isabel do Socorro Lobato. Contribuições da monitoria acadêmica na formação do professor de matemática no CESP-UEA. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade do Estado do Amazonas. 2022. Disponível em: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3987. Acesso em: 25 out. 2023.

WTEWART, James. Cálculo: Volume I. São Paulo, Cengage Learning, 2013a.

WTEWART, James. Cálculo: Volume II. São Paulo, Cengage Learning, 2013b.

Publicado

2024-11-04

Cómo citar

Braga de Oliveira, G., & Campos de Oliveira, V. (2024). IMPORTÂNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA PARA A FORMAÇÃO DO LICENCIANDO: : UM ESTUDO VOLTADO PARA A DISCIPLINA DE CÁCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL. SAPIENS - Revista De divulgação Científica, 6(1). https://doi.org/10.36704/sapiens.v6i1.8325