ENTREVISTA COM O PROFESSOR PAULO RAMOS

Autores/as

  • Lucas Piter Alves Costa
  • Amanda Cristine Corrêa Lopes Bitencourt
  • Alex Caldas Simões

DOI:

https://doi.org/10.36704/sapiens.v6i1.9226

Resumen

De maneira geral, entendemos a multimodalidade como a presença simultânea de vários modos de linguagem, que são colocados em interação, pelos comunicantes, na construção de sentidos. Com o avanço acelerado e a diversificação das mídias, tem sido cada vez mais consenso entre pesquisadores que a comunicação é uma atividade essencialmente multimodal. Das situações de comunicação mais simples até as mais tecnológicas, os comunicantes são impelidos a interagir simultaneamente com várias modalidades semióticas. Por consequência, não apenas o conteúdo do texto se faz importante na comunicação, mas o próprio meio se tornou passível de trazer sentidos, forçando os pesquisadores da linguagem a prestarem mais atenção às condições de produção, circulação e recepção dos discursos. Para dar conta de descrever e compreender esse fenômeno, conceitos são criados no quadro dos estudos da linguagem, tais como multissemiose, intersemiose, plurimodalidade, sincronicidade, multiletramentos, entre outros. Para a entrevista que se segue, as questões foram elaboradas buscando oferecer ao entrevistado liberdade para se situar nessa problemática segundo as concepções teóricas de sua preferência.

Publicado

2024-11-04

Cómo citar

Piter Alves Costa, L., Corrêa Lopes Bitencourt, A. C., & Caldas Simões, A. (2024). ENTREVISTA COM O PROFESSOR PAULO RAMOS. SAPIENS - Revista De divulgação Científica, 6(1). https://doi.org/10.36704/sapiens.v6i1.9226