(DES)MONTAGEM DE UMA FAKE NEWS EXIBIDA EM VÍDEO: A MULTIMODALIDADE EM ENUNCIADOS DE LEITURA
DOI:
https://doi.org/10.36704/sapiens.v6i1.8986Palavras-chave:
Keywords: Multimodality; Reading; Video; Teaching practices., ; Ensino.Resumo
Resumo
Nos últimos tempos, para o estudo do gênero Notícia nas salas de aula de leitura, é imprescindível a utilização de procedimentos didáticos relacionados à multimodalidade, promovendo processos investigativos de interpretação de textos. Assim, esta pesquisa visa contribuir para a formação de leitores críticos imersos no universo digital, enriquecidos por textos multimodais. Para tanto, apoiamo-nos principalmente nos seguintes objetivos teóricos: a multimodalidade como recurso de ensino da leitura (Kress, 2006; Ribeiro, 2022; Maia, 2023) e na classificação da tipologia de enunciados na função de cognitivo, discursivo e social ( Marcuschi, 2005 e Lino de Araújo, 2017). Bem como, a leitura como processo discursivo-digital (Coracini, 2005). Para atingir o objetivo deste estudo, percorremos um caminho cuja pesquisa é de natureza netnográfica, considerando que não apenas coletamos vídeos em um ambiente virtual, mas também exploramos tal espaço. Além disso, é de natureza descritivo-interpretativa e dois dados. Esse sentido, ou objeto audiovisual analisado e tomado como contribuição para a produção de buscas de leitura, foi publicado originalmente na plataforma de vídeos YouTube. Isto também contribui para o surgimento de opiniões contrárias à aplicação de dois imunizantes contra a COVID-19. Para identificar as características multimodais que incentivam a divulgação, submeteremos o vídeo aos professores em ação e proporemos a produção de enunciados de leitura, com vistas à (des)construção da informação veiculada. Para analisar, os dados gerados são separados em duas categorias: primeiro, identificamos dois elementos semióticos que contribuem para a comunicação digital de mensagens; No segundo, discutimos práticas de leitura com buscas objetivas. Com eles, observamos o predomínio da tipologia objetiva, bem como os gestos, ou cena e voz que não foram considerados esses enunciados, diante disso, para esses professores a multimodalidade é dispensável na produção de enunciados objetivos de leitura de um texto multimodal. Dessa forma, o leitor é direcionado a identificar determinados termos do enunciador, determinando apenas o nível explícito de leitura.
Palavras-chave: Multimodalidade; Leitura; Vídeo; Práticas docentes.
Referências
Olá! Estou submetendo esse artigo para o Dossiê temático - v. 6, n. 1, 2024: O uso de textos multimodais no ensino de línguas e literaturas: tensões entre teoria e prática, com vistas a contribuir com a formação docente e a prática profissional de ensino de Língua Portuguesa.