Os ideais e interesses de alunos do ensino fundamental em uma escola de Minas Gerais: um diálogo possível com a educação problematizadora de Paulo Freire

Autores

  • Pedro Henrique Oliveira Guimaraes Faculdade de Educação - UFMG
  • Regina Helena de Freitas Campos UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Esta pesquisa apresenta um panorama dos ideais e interesses de alunos de 6º ano do ensino fundamental II de uma escola de Divinópolis, Minas Gerais, a partir de informações obtidas de um questionário respondido por alunos da instituição no ano de 2019, e dialoga com pressupostos da pedagogia freiriana. Originalmente desenvolvido e aplicado por Helena Antipoff (1929) e replicado por Campos e seus colaboradores desde 1993, o questionário fornece informações valiosas para abordagens educacionais em contextos diversos. Helena Antipoff (1892-1974) com sua obra contribuiu significativamente na elaboração de procedimentos pedagógicos de escuta dos alunos, visando organizar o ensino a partir de seus interesses e integrar as atividades escolares ao desenvolvimento coletivo. A educação problematizadora proposta por Paulo Freire (1921-1997) nos permite, a partir dos dados levantados pelo questionário de Antipoff, elucidar possibilidades de abordagens educativas ricas de significações socioculturais.  A partir das análises dos resultados e os diálogos com fundamentos da pedagogia freiriana, podemos concluir que é possível com os dados levantados observar a realidade do aluno como ponto de partida para o processo educativo. O questionário de Antipoff e a perspectiva problematizadora da educação do processo educativo respeitam as particularidades histórico-culturais dos alunos enquanto partilham de ensinos e aprendizagens construídos em diálogo.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Oliveira Guimaraes, Faculdade de Educação - UFMG

Pesquisador pelo Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff - CDPHA

Mestrando em Educação - FaE - Universidade Federal de Minas Gerais
Graduando em Pedagogia - Universidade Federal de Lavras

Graduado em Ciências Biológicas - Universidade de Itaúna

Referências

ALMEIDA, M. O. As vozes de Helena Antipoff e Augusto Rodrigues no ensino de arte. Belo Horizonte - SC Literato, 2017.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2009.

BOURDIEU, P. O poder simbólico. Lisboa: Difel, 1989.

CAMPOS, R. H. F. (org.) Helena Antipoff: textos escolhidos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.

________, R. H. F. Helena Antipoff: psicóloga e educadora: uma biografia intelectual. Rio de Janeiro: Fundação Miguel Cervantes, 2012. p. 207.

________, R. H. F. Helena Antipoff (1892-1974) e a perspectiva sociocultural em psicologia e educação. 269 f. Tese (Professor Titular do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. 2010.

CHARLOT, B. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2013.

FREIRE, P. A Pedagogia do Oprimido. 60ª ed. - Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

LAGES, E. D. M. Construção do diálogo com a educação rural no Brasil a partir dos textos e das propostas pedagógicas de Helena Antipoff e Paulo Freire. Tese apresentada ao Programa de Pós- Graduação da Faculdade de Educação da UFMG como requisito parcial para a obtenção do título de Doutor em Educação. Belo Horizonte. 173 p. 2011

LOURENÇO, É. Os ideais e interesses das crianças mineiras de 1929 a 2009: os 80 anos de trajetória de uma perspectiva proposta por Helena Antipoff. In: SANTIAGO, Ana Lydia; CAMPOS, Regina Helena de Freitas (Org.). Educação de crianças e jovens na contemporaneidade: pesquisas sobre sintomas na escola e subjetividade. Belo Horizonte: Ed. PUC Minas, 2011. p.19 – 26.

STREET, B. V. Letramentos sociais: Abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução: Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

Downloads

Publicado

01/08/2020

Como Citar

Oliveira Guimaraes, P. H., & Campos, R. H. de F. (2020). Os ideais e interesses de alunos do ensino fundamental em uma escola de Minas Gerais: um diálogo possível com a educação problematizadora de Paulo Freire. Revista Interdisciplinar Sulear, 1(7). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/4985

Edição

Seção

Artigos