Os ideais e interesses de alunos do ensino fundamental em uma escola de Minas Gerais: um diálogo possível com a educação problematizadora de Paulo Freire
Resumo
Esta pesquisa apresenta um panorama dos ideais e interesses de alunos de 6º ano do ensino fundamental II de uma escola de Divinópolis, Minas Gerais, a partir de informações obtidas de um questionário respondido por alunos da instituição no ano de 2019, e dialoga com pressupostos da pedagogia freiriana. Originalmente desenvolvido e aplicado por Helena Antipoff (1929) e replicado por Campos e seus colaboradores desde 1993, o questionário fornece informações valiosas para abordagens educacionais em contextos diversos. Helena Antipoff (1892-1974) com sua obra contribuiu significativamente na elaboração de procedimentos pedagógicos de escuta dos alunos, visando organizar o ensino a partir de seus interesses e integrar as atividades escolares ao desenvolvimento coletivo. A educação problematizadora proposta por Paulo Freire (1921-1997) nos permite, a partir dos dados levantados pelo questionário de Antipoff, elucidar possibilidades de abordagens educativas ricas de significações socioculturais. A partir das análises dos resultados e os diálogos com fundamentos da pedagogia freiriana, podemos concluir que é possível com os dados levantados observar a realidade do aluno como ponto de partida para o processo educativo. O questionário de Antipoff e a perspectiva problematizadora da educação do processo educativo respeitam as particularidades histórico-culturais dos alunos enquanto partilham de ensinos e aprendizagens construídos em diálogo.
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