A Imagem em Análise do discurso: um paralelo entre a obra Pietà de Giovanni Bellini e a de David Lachapelle

Autores

  • Aline Cristina Araújo de Aguiar
  • Dilma Maria Campelo Rio Verde
  • Geraldo Antonio Alves de Sousa

Resumo

O objetivo deste artigo é abordar, por meio de estudos semiolinguísticos, de vertente francesa, aspectos teórico e visual inerentes a dois textos-imagem: a pintura Pietà, de Giovanni Bellini e a foto Pieta with Courtney Love, de David Lachapelle. Entre eles, destacam-se a situação de comunicação e sujeitos da linguagem; domínio discursivo; efeitos de real e de ficção; gênero textual e efeitos de gênero, além de dados técnicos da imagem e a noção de intericonicidade. Essa abordagem tem como principal proposição verificar se um gênero textual, independente de seu estatuto, pode permitir tanto efeitos de ficcionalidade quanto de factualidade.

 

Biografia do Autor

Aline Cristina Araújo de Aguiar

Mestranda em Estudos de Linguagens – CEFET-MG

Dilma Maria Campelo Rio Verde

Doutoranda em Estudos de linguagens –CEFET-MG

Referências

AUMONT, Jacques. A imagem. (Trad.) Estela dos Santos Abreu e Cláudio C. Santoro. Campinas, S.P: Papiros. 2002.

CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e Discurso: modos de organização. [coordenação da equipe de tradução Angela M.S. Corrêa & Ida Lúcia Machado]. São Paulo: Contexto, 2009.

CHARAUDEAU, Patrick. Pathos e discurso político. In: MACHADO, Ida Lucia; MENEZES, William; MENDES, Emília (org.). As emoções no discurso, volume 1. Rio de Janeiro: Lucerna, p. 240-251, 2007a.

CHARAUDEAU, Patrick. Imagem, mídia e política: construção, efeitos de sentido, dramatização, ética. In. MENDES, Emília (coor.); MACHADO, Ida Lúcia; LIMA, Helcira; LYSARDO-DIAS, Dylia (orgs.). Imagem e discurso. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2013.

COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

JAKOBSON, R. Linguística e comunicação. (Trad.) José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, 2003.

MACHADO, Ida Lúcia. A Paródia um Gênero “transgressivo”, In: MACHADO, Ida Lúcia; MELO, Renato de. Gêneros: Reflexões em análise do Discurso. (organizadores), Belo Horizonte: UFMG Biblioteca Universitária, 2004, p.75-86.

MACHADO, Ida Lúcia. A ironia como fenômeno linguístico argumentativo. Revista Est. Ling. Belo Horizonte, ano 4, vol 2, p.143-155, julho/dezembro,1995.

IMPELLUSO, Lúcia. Galerie DLL´Accademia . Coleção Folha Grandes Museus do Mundo, v. 18. Rio de Janeiro: Mediafashion, 2009.

MARCOS. David Lachapelle – Fotógrafo. Disponível em: http://www.bravus.net/david-la-chapelle/. Acesso em: 20/04/13.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MENDES, Emília. Contribuições ao estudo do conceito de ficcionalidade e de suas configurações discursivas. Faculdade de Letras da UFMG, 2004, 267 p. (Tese, Doutorado em Estudos Linguísticos).

NUNES, Natália. Heaven to Hell, a Pietà de David LaChapelle, 2012. Disponível em: http://www.resumofotografico.com/2012/04/heaven-to-hell-pieta-de-david.html. Acesso em: 20/04/13.

Downloads

Publicado

01/08/2020

Como Citar

Aguiar, A. C. A. de, Rio Verde, D. M. C., & Sousa, G. A. A. de. (2020). A Imagem em Análise do discurso: um paralelo entre a obra Pietà de Giovanni Bellini e a de David Lachapelle. Revista Interdisciplinar Sulear, 1(7). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/5034

Edição

Seção

Artigos