A Imagem em Análise do discurso: um paralelo entre a obra Pietà de Giovanni Bellini e a de David Lachapelle

Autores/as

  • Aline Cristina Araújo de Aguiar
  • Dilma Maria Campelo Rio Verde
  • Geraldo Antonio Alves de Sousa

Resumen

O objetivo deste artigo é abordar, por meio de estudos semiolinguísticos, de vertente francesa, aspectos teórico e visual inerentes a dois textos-imagem: a pintura Pietà, de Giovanni Bellini e a foto Pieta with Courtney Love, de David Lachapelle. Entre eles, destacam-se a situação de comunicação e sujeitos da linguagem; domínio discursivo; efeitos de real e de ficção; gênero textual e efeitos de gênero, além de dados técnicos da imagem e a noção de intericonicidade. Essa abordagem tem como principal proposição verificar se um gênero textual, independente de seu estatuto, pode permitir tanto efeitos de ficcionalidade quanto de factualidade.

 

Biografía del autor/a

Aline Cristina Araújo de Aguiar

Mestranda em Estudos de Linguagens – CEFET-MG

Dilma Maria Campelo Rio Verde

Doutoranda em Estudos de linguagens –CEFET-MG

Citas

AUMONT, Jacques. A imagem. (Trad.) Estela dos Santos Abreu e Cláudio C. Santoro. Campinas, S.P: Papiros. 2002.

CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e Discurso: modos de organização. [coordenação da equipe de tradução Angela M.S. Corrêa & Ida Lúcia Machado]. São Paulo: Contexto, 2009.

CHARAUDEAU, Patrick. Pathos e discurso político. In: MACHADO, Ida Lucia; MENEZES, William; MENDES, Emília (org.). As emoções no discurso, volume 1. Rio de Janeiro: Lucerna, p. 240-251, 2007a.

CHARAUDEAU, Patrick. Imagem, mídia e política: construção, efeitos de sentido, dramatização, ética. In. MENDES, Emília (coor.); MACHADO, Ida Lúcia; LIMA, Helcira; LYSARDO-DIAS, Dylia (orgs.). Imagem e discurso. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2013.

COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

JAKOBSON, R. Linguística e comunicação. (Trad.) José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, 2003.

MACHADO, Ida Lúcia. A Paródia um Gênero “transgressivo”, In: MACHADO, Ida Lúcia; MELO, Renato de. Gêneros: Reflexões em análise do Discurso. (organizadores), Belo Horizonte: UFMG Biblioteca Universitária, 2004, p.75-86.

MACHADO, Ida Lúcia. A ironia como fenômeno linguístico argumentativo. Revista Est. Ling. Belo Horizonte, ano 4, vol 2, p.143-155, julho/dezembro,1995.

IMPELLUSO, Lúcia. Galerie DLL´Accademia . Coleção Folha Grandes Museus do Mundo, v. 18. Rio de Janeiro: Mediafashion, 2009.

MARCOS. David Lachapelle – Fotógrafo. Disponível em: http://www.bravus.net/david-la-chapelle/. Acesso em: 20/04/13.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MENDES, Emília. Contribuições ao estudo do conceito de ficcionalidade e de suas configurações discursivas. Faculdade de Letras da UFMG, 2004, 267 p. (Tese, Doutorado em Estudos Linguísticos).

NUNES, Natália. Heaven to Hell, a Pietà de David LaChapelle, 2012. Disponível em: http://www.resumofotografico.com/2012/04/heaven-to-hell-pieta-de-david.html. Acesso em: 20/04/13.

Publicado

2020-08-01

Cómo citar

Aguiar, A. C. A. de, Rio Verde, D. M. C., & Sousa, G. A. A. de. (2020). A Imagem em Análise do discurso: um paralelo entre a obra Pietà de Giovanni Bellini e a de David Lachapelle. Revista Interdisciplinar Sulear, 1(7). Recuperado a partir de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/5034

Número

Sección

Artigos