Protagonismo discente no contexto escolar de instituição privada de ensino

Autores

  • Flávia Francine Gonçalves
  • Sandra Santa Rosa

Resumo

A reconfiguração do contexto escolar requer que a relação do aluno com a escola não se limite a reprodução e assimilação de conteúdo.  Práticas educativas inovadoras perpassam pelo protagonismo discente permitindo que esse exerça e amadureça seu papel de cidadão na cena escolar, redefinindo esse espaço e construindo relações que sejam socialmente significativas. Nesse sentido, esse trabalho tem como objetivo compreender no contexto de uma escola privada de ensino médio do nordeste de Minas Gerais, como o aluno se apropria e se envolve com as questões que dela fazem parte e ainda, quais as suas contribuições para os processos que circulam no seu cotidiano. Para compreensão dessa questão, propõe-se a partir de um estudo de caso identificar as interações sociais do educando com a escola, verificando por meio de análise documental as pautas recorrentes dos alunos e os conhecimentos e competências mobilizados por esses sujeitos para comunicar os assuntos que lhes interessam. Os resultados da pesquisa evidenciam que na escola analisada o protagonismo do discente é estimulado e viabilizado por vários agentes, como equipe docente, direção pedagógica e o próprio aluno. Dessa forma, por meio da pesquisa foi possível constatar que utilizar de processos democráticos, para promover a participação e o protagonismo do aluno no contexto escolar está para além de modismo pedagógico, ao contrário, é uma iniciativa pedagógica viável para que em contextos sociais mais complexos, o aluno possa exercer de fato seu papel de cidadão.

Palavras-chave: atuação discente; gestão democrática; participação.

Biografia do Autor

Flávia Francine Gonçalves

Pedagoga graduada pelo Centro Universitário de Belo Horizonte; Especialista em Gestão de Negócios pelo UNI-BH e Gestão Escolar pela USP

Sandra Santa Rosa

Pós-doutora pela Universidade de São Paulo, Centro de Energia Nuclear na Agricultura - CENA/USP, Doutora em Ciências na área de concentração Biologia na Agricultura e no Ambiente pela Universidade de São Paulo - CENA/USP (2015), com estágio sanduíche no Centro de Investigaciones Biológicas de Madri - CIB/CSIC (2014), Mestre em Biotecnologia pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (2010), Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2007) e Licenciatura em Biologia pela UNIFRAN (2016). Atualmente é Professora Substituta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB campus de Itapetinga-BA, junto ao Departamento de Ciências Exatas e Naturais. Atua na área de Botânica Aplicada, com ênfase em desenvolvimento reprodutivo de plantas, morfologia e anatomia vegetal e suas aplicações, particularmente Bromeliaceae. Utiliza metodologias de microscopia de luz, confocal, eletrônica de varredura e transmissão. Na área de Biotecnologia Vegetal, tem experiência com germinação, micropropagação e conservação in vitro.

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Publicado

14-04-2021 — Atualizado em 15-04-2021

Como Citar

Gonçalves, F. F., & Santa Rosa, S. (2021). Protagonismo discente no contexto escolar de instituição privada de ensino. Revista Interdisciplinar Sulear, 8, 114–129. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/5051