Protagonismo discente no contexto escolar de instituição privada de ensino
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A reconfiguração do contexto escolar requer que a relação do aluno com a escola não se limite a reprodução e assimilação de conteúdo. Práticas educativas inovadoras perpassam pelo protagonismo discente permitindo que esse exerça e amadureça seu papel de cidadão na cena escolar, redefinindo esse espaço e construindo relações que sejam socialmente significativas. Nesse sentido, esse trabalho tem como objetivo compreender no contexto de uma escola privada de ensino médio do nordeste de Minas Gerais, como o aluno se apropria e se envolve com as questões que dela fazem parte e ainda, quais as suas contribuições para os processos que circulam no seu cotidiano. Para compreensão dessa questão, propõe-se a partir de um estudo de caso identificar as interações sociais do educando com a escola, verificando por meio de análise documental as pautas recorrentes dos alunos e os conhecimentos e competências mobilizados por esses sujeitos para comunicar os assuntos que lhes interessam. Os resultados da pesquisa evidenciam que na escola analisada o protagonismo do discente é estimulado e viabilizado por vários agentes, como equipe docente, direção pedagógica e o próprio aluno. Dessa forma, por meio da pesquisa foi possível constatar que utilizar de processos democráticos, para promover a participação e o protagonismo do aluno no contexto escolar está para além de modismo pedagógico, ao contrário, é uma iniciativa pedagógica viável para que em contextos sociais mais complexos, o aluno possa exercer de fato seu papel de cidadão.
Palavras-chave: atuação discente; gestão democrática; participação.
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