Educação entre Pares e Juventudes LGBTQIA+: por uma práxis pedagógica na prevenção ao HIV
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Este artigo apresenta uma discussão acerca da contribuição da Educação entre Pares no processo de prevenção ao HIV, desenvolvido pelo Projeto 15 19, junto a adolescentes que se identificam como gays, mulheres trans, travestis e homens que fazem sexo com homens (HSH), por meio do uso do medicamento retroviral PrEP. No levantamento bibliográfico levantado foram encontrados os conceitos de Educação de Pares e Educação pelos Pares, os quais são problematizados no artigo por não propiciarem uma perspectiva participativa e crítica, baseada em relações horizontais defendidas pela pedagogia libertadora. Os referenciais teórico-conceituais adotados pelos textos analisados demonstraram pouca solidez epistemológica e político-pedagógica, além de escassez bibliográfica. Frente a isso, se propõe princípios da pedagogia libertadora e da educação social como perspectivas epistemológicas e políticas para o fortalecimento dessa prática educativa tão relevante para o campo da educação e da saúde coletiva.
Palavras-chave: Educação entre Pares, HIV, Pedagogia Libertadora, Educação Social, PrEP.
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