Educação entre Pares e Juventudes LGBTQIA+: por uma práxis pedagógica na prevenção ao HIV
Resumo
Este artigo apresenta uma discussão acerca da contribuição da Educação entre Pares no processo de prevenção ao HIV, desenvolvido pelo Projeto 15 19, junto a adolescentes que se identificam como gays, mulheres trans, travestis e homens que fazem sexo com homens (HSH), por meio do uso do medicamento retroviral PrEP. No levantamento bibliográfico levantado foram encontrados os conceitos de Educação de Pares e Educação pelos Pares, os quais são problematizados no artigo por não propiciarem uma perspectiva participativa e crítica, baseada em relações horizontais defendidas pela pedagogia libertadora. Os referenciais teórico-conceituais adotados pelos textos analisados demonstraram pouca solidez epistemológica e político-pedagógica, além de escassez bibliográfica. Frente a isso, se propõe princípios da pedagogia libertadora e da educação social como perspectivas epistemológicas e políticas para o fortalecimento dessa prática educativa tão relevante para o campo da educação e da saúde coletiva.
Palavras-chave: Educação entre Pares, HIV, Pedagogia Libertadora, Educação Social, PrEP.
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