AVALIAÇÃO DE UM RECURSO CRIADO PARA ESTIMULAR A APRENDIZAGEM ENTRE ESTUDANTES
Palavras-chave:
metodologias ativas de ensino-aprendizagem, questões conceituais, Peer Instruction, ensino e aprendizagem entre estudantesResumo
O objetivo deste artigo é publicar a avaliação dos autores de um método de ensino, conhecido como Peer Instruction (PI), que estimula a aprendizagem entre estudantes reunidos em pequenos grupos. No método PI, os estudantes são convidados a discutir as respostas que eles dão ao serem confrontados com questões conceituais. A avaliação do método que aqui apresentamos contou com a colaboração de estudantes do 1º ano de cursos técnicos integrados de nível médio, que responderam a um formulário online concebido a partir das seguintes questões de pesquisa: 1- os estudantes percebem o PI como um método que lhes dá a oportunidade de utilizar as ideias ensinadas no curso e de compreender essas ideias? 2- os estudantes exibem os comportamentos necessários para o método ser bem-sucedido? 3- a interação com os colegas, que é propiciada pelo método, permite aos estudantes uma melhor compreensão das questões conceituais? 4- qual é o efeito das interações entre pares na decisão do estudante manter ou alterar a resposta que ele deu, inicialmente, a uma determina questão? 5- como os estudantes reagem às situações em que eles descobrem ter dado respostas erradas às questões propostas? A análise que fizemos das respostas ao formulário nos permitiu responder essas questões de pesquisa e mostrou que os estudantes têm uma avaliação majoritariamente positiva do método. Também nos permitiu apresentar algumas recomendações aos colegas interessados no método.
Referências
Araújo, I. S.; Mazur, E. Instrução pelos colegas e ensino sob medida: uma proposta para o engajamento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem de Física. Cad. Bras. Ens. Fís., v.30, n. 2: p. 362-384, ago, 2013.
Araújo, A. V. R.; Silva, E. S.; Jesus, V. L. B.; Oliveira, A. L. Uma associação do método Peer Instruction com circuitos elétricos em contextos de aprendizagem ativa. Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 39, nº 2, e2401, 2017.
Beatty, I. D.; Gerace, W. J.; Leonard, W.J.; Dufresne, R.J. Designing effective questions for classroom response system teaching. American Journal of Physics, 74, 31, 2006.
Bopsin, G. B.; Borges, F. S.; Guidotti, C. Peer Instruction e a Experimentação em Física: a Eletrostática no Ensino Fundamental. Caminho Aberto, (11), pp. 99–102, 2019.
Brooks B. B. J.; Koretsky, M. D. M. The influence of group discussion on students’ responses and confidence during peer instruction. J Chem Educ 88, 1477–1484, 2011.
Campos, E.; Tecpan, S.; Zavala, G. Argumentación en la enseñanza de circuitos eléctricos aplicando aprendizaje activo. Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 43, e20200463, 2021.
Crouch, C. H.; Mazur, E. (2001). Peer instruction: ten years of experience and results. American Journal of Physics, 69, 970, 2001.
Hestenes D.; Wells M.; Swackhamer, G. Force Concept Inventory. Physics Teaching, 30, 141–158, 1992.
Kola, A. J. An Investigation of Incorporating Dialogical Argumentation into Peer Instruction (PI) for Pre-Service Teacher Learning of Current Electricity. ÜNİVERSİTEPARK Bülten. Bulletin, Vol. 6, Issue 1, pp. 7–19, 2017.
Müller, M. G.; Brandão, R. V.; Araújo, I. S.; Veit, E. A. Implementação do método de ensino Peer Instruction com o auxílio dos computadores do projeto “UCA” em aulas de Física do Ensino Médio. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 29, n. especial, 2012.
Nuri, B. et al. The Impact of Peer Instruction on Ninth Grade Students’ Trigonometry Knowledge. Boletim de educação matemática BOLEMA, 35(69), pp. 206–222, 2021.
Paula, H. F.; Talim, S. L. Uso coordenado de ambientes virtuais e outros recursos mediacionais no ensino de circuitos elétricos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 29, n. Especial 1, 2012.
Paula, H. F.; Talim, S. L. Avaliação de estudantes sobre a prática de produzir registros das atividades de ciências. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 17, n. 1, p. 14-38, jan-abr, 2015.
Paula, H. F.; Talim, S. L.; Salema, C. S.; Camillo, V. R. Engajamento de estudantes em um Ensino Remoto e Emergencial de Física. Revista Ensaio, Belo Horizonte, V. 23, e26568, p. 01-18, 2021.
Pereira, Gomes, W.; Nascimento, R. J.; Nascimento, T. L. Uso da metodologia ativa instrução por pares assistida pelo aplicativo Plickers: uma experiência no ensino de Química. Conexões - Ciência e Tecnologia, n. 15, pp. 210-218, 2021.
Silva, D.; Sales, G.; Castro, J. A utilização do aplicativo plickers como ferramenta na implementação da metodologia Peer Instruction. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar. N. 4. pp. 502-516, 2018.
Smith M. K.; Wood, W. B.; Adams, W.K.; Wieman, C.; Knight, J.K.; Guild N.; Su, T.T. Why peer discussion improves student performance on in-class concept questions. Science 323, 122–124, 2009.
Tullis, J. G.; Goldstone, R. L. Why does peer instruction benefit student learning? Cognitive Research: Principles and Implications, Springer Open, 5:15, 2020.
Vickrey, T.; Rosploch, K.; Rahmanian, R.; Pilarz, M; Stains, M. Research-Based Implementation of Peer Instruction: A Literature Review. CBE - Life Sciences EducationVol. 14, 1–11, Spring, 2015.
Downloads
Publicado
Versões
- 17-06-2023 (2)
- 16-06-2023 (1)