AVALIAÇÃO DE UM RECURSO CRIADO PARA ESTIMULAR A APRENDIZAGEM ENTRE ESTUDANTES

Autores/as

  • Helder de Figueiredo e Paula Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Sérgio Luiz Talim Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Cecília Siman Salema Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Palabras clave:

metodologias ativas de ensino-aprendizagem, questões conceituais, Peer Instruction, ensino e aprendizagem entre estudantes

Resumen

O objetivo deste artigo é publicar a avaliação dos autores de um método de ensino, conhecido como Peer Instruction (PI), que estimula a aprendizagem entre estudantes reunidos em pequenos grupos. No método PI, os estudantes são convidados a discutir as respostas que eles dão ao serem confrontados com questões conceituais. A avaliação do método que aqui apresentamos contou com a colaboração de estudantes do 1º ano de cursos técnicos integrados de nível médio, que responderam a um formulário online concebido a partir das seguintes questões de pesquisa: 1- os estudantes percebem o PI como um método que lhes dá a oportunidade de utilizar as ideias ensinadas no curso e de compreender essas ideias? 2- os estudantes exibem os comportamentos necessários para o método ser bem-sucedido? 3- a interação com os colegas, que é propiciada pelo método, permite aos estudantes uma melhor compreensão das questões conceituais? 4- qual é o efeito das interações entre pares na decisão do estudante manter ou alterar a resposta que ele deu, inicialmente, a uma determina questão? 5- como os estudantes reagem às situações em que eles descobrem ter dado respostas erradas às questões propostas? A análise que fizemos das respostas ao formulário nos permitiu responder essas questões de pesquisa e mostrou que os estudantes têm uma avaliação majoritariamente positiva do método. Também nos permitiu apresentar algumas recomendações aos colegas interessados no método.

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Publicado

2023-06-16 — Actualizado el 2023-06-17

Versiones

Cómo citar

Paula, H. de F. e, Talim, S. L., & Salema, C. S. (2023). AVALIAÇÃO DE UM RECURSO CRIADO PARA ESTIMULAR A APRENDIZAGEM ENTRE ESTUDANTES . Revista Interdisciplinar Sulear, 14, 45–60. Recuperado a partir de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/7261 (Original work published 16 de junio de 2023)