A educação incomum vista numa unidade prisional da APAC
Palavras-chave:
Educação em prisões, Educação Social, APACResumo
Este artigo tem por objetivo rever aspectos apresentados na dissertação do Programa de Pós graduação em Educação da UFMG, apresentada em novembro de 2021. A unidade prisional da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC é uma referência para a gestão de centros prisionais que concorrem para estatísticas de baixa evasão e boas taxas de escolarização. A abordagem metodológica desse trabalho foi orientada como pesquisa quali-quantitativa a partir da análise de processos, de significados e atitudes que respeitam os fenômenos sociais e escolares. Pelas observações, entrevistas e questionários chegou-se aos grupos focais para se desvelar sobre a educação libertadora que se notou naquela prisão. Iniciou-se pela organização de encontros acerca da educação social prospectando os atores da associação. Tal educação nos presídios propõe alternativas às celas e às salas de aula que clamam por acesso aos direitos educacionais e a reinserção social.
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