A educação incomum vista numa unidade prisional da APAC

Autores

  • Renan Senra Barbosa Universidade Federal de Minas Gerais
  • Fernando Selmar Rocha Fidalgo Universidade Federal do Rio Grande

Palavras-chave:

Educação em prisões, Educação Social, APAC

Resumo

Este artigo tem por objetivo rever aspectos apresentados na dissertação do Programa de Pós graduação em Educação da UFMG, apresentada em novembro de 2021. A unidade prisional da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC é uma referência para a gestão de centros prisionais que concorrem para estatísticas de baixa evasão e boas taxas de escolarização. A abordagem metodológica desse trabalho foi orientada como pesquisa quali-quantitativa a partir da análise de processos, de significados e atitudes que respeitam os fenômenos sociais e escolares. Pelas observações, entrevistas e questionários chegou-se aos grupos focais para se desvelar sobre a educação libertadora que se notou naquela prisão. Iniciou-se pela organização de encontros acerca da educação social prospectando os atores da associação. Tal educação nos presídios propõe alternativas às celas e às salas de aula que clamam por acesso aos direitos educacionais e a reinserção social.

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Publicado

30-12-2023

Como Citar

Barbosa, R. S., & Fidalgo, F. . S. R. (2023). A educação incomum vista numa unidade prisional da APAC . Revista Interdisciplinar Sulear, (16), 8–23. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/7647