Contribuições do Letramento Estatístico e Financeiro para a Educação Matemática

Autores

  • Fabiano dos Santos Souza Universidade Federal Fluminense
  • Marco Aurélio Kistemann Junior Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Cassio Cristiano Giordano Universidade Federal do Rio Grande

Palavras-chave:

Educação Estatística, Educação Financeira, Letramento Estatístico, Letramento Financeiro, Níveis de Letramento Financeiro

Resumo

Este artigo com caráter ensaístico aborda os Letramentos Estatístico e Financeiro explicitando algumas de suas possíveis contribuições para as áreas de Educação e Educação Matemática, enquanto áreas de pesquisas, ensino e aprendizagens. Dessa forma, por meio de cenários, apresentamos teorizações relevantes para a compreensão dos letramentos estatístico e financeiro para a formação de um cidadão empoderado, com identidade e crítico de seu contexto social e histórico. Como contribuição original propomos possíveis Níveis de Letramento Financeiro para sulear as ações docentes nas ações de Educação Financeira no contexto escolar e extraescolar.

Biografia do Autor

Fabiano dos Santos Souza, Universidade Federal Fluminense

FABIANO SOUZA fez em três anos o doutorado Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (2016). Mestre em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) em março de 2007. Licenciado em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 2001. Em 2009, ingressou na carreira do magistério superior da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é Professor Adjunto IV e lotado no Departamento de Educação, Sociedade e Conhecimento (SSE) da Faculdade de Educação (FEUFF). Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino (PPGEn-UFF-INFES). Professor Colaborador do Mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atual coordenador de área do Subprojeto do PIBID de Matemática da UFF (2022 - 2024). Foi coordenador do Subprojeto Interdisciplinar de Matemática e Física do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID 2020-2022). Foi coordenador do Subprojeto de Matemática do Programa Institucional da Residência Pedagógica da UFF (2018 - 2020) e do PIBID (2012 -2013). Foi integrante da equipe de professores da Especialização em Ensino de Matemática do Instituto de Matemática e Estatística da UFF (IME) de 2012 a 2018. Foi Coordenador Adjunto na IES (UFF) do Curso de Especialização em Gestão Escolar (UFF/SEB/MEC/Ead - 2015-2017) - Escola de Gestores. Atua nas áreas de Educação Matemática, Educação Estatística e Financeira, Formação de Professores e Políticas Educacionais. É líder do Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem em Matemática e Estatística. Atual colaborador do Grupo de Pesquisa em Processo de Ensino e Aprendizagem em Matemática - PEAMAT da PUC-SP. Atua como pesquisador do Grupo de Trabalho (GT12) - Educação Estatística da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).

Marco Aurélio Kistemann Junior, Universidade Federal de Juiz de Fora

Marco Aurélio Kistemann Jr. é Pesquisador de campo e Líder do Grupo Pesquisa de Ponta (UFJF) e Pesquisador Colaborador do Grupo PEA-MAT-PUC-SP-Processo de Ensino-Aprendizagem da Matemática. Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1999) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Doutorado na Universidade Estadual Paulista (UNESP-RioClaro-2011) em Educação Matemática com tema referente à Educação Financeira, Produção de Significados e Educação Matemática Crítica. É também professor-associado do Departamento de Matemática e professor da Linha de Pesquisa 1(Formação de Professores de Matemática) do Mestrado Profissional em Educação Matemática (UFJF) e do Mestrado Profissional em Gestão Escolar e Avaliação do CAED/UFJF. Membro da Cátedra Sérgio Vieira de Mello-Pareceria Acnur-ONU-UFJF com ações de Educação Financeira para Refugiados, Coordenador de diversos Projetos de Extensão Universitária com temática de Educação Financeira, Inclusão e Justiça Social e Economia Solidária na UFJF e membro do Conselho Editorial da Editora UFJF. Orcid:https://orcid.org/0000-0002-8970-3954 Lattes:http://lattes.cnpq.br/0321706175094911 E-mail:marco.kistemann@ufjf.edu.b

Cassio Cristiano Giordano, Universidade Federal do Rio Grande

Pós-Doutor em Educação em Ciências na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). É formado em Psicologia pela Universidade Metodista - SP (1993). Possui Licenciatura em Ciências e Matemática pela Universidade Ibirapuera - SP (2000). Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos - SP (2021). Possui Especialização em Matemática no Ensino Médio, pela Pontifícia Universidade Católica - SP(2006), Especialização em Docência e Pesquisa no Ensino Superior, pela Universidade Metropolitana de Santos - SP (2009), Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, pela Universidade Federal Fluminense - RJ (2010), Especialização em Ensino da Matemática, pela Universidade Estadual de Campinas - SP (2013), Mestrado Acadêmico em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica - SP (2016) e Doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica - SP (2020). Atua como Professor de Educação Básica II - Secretaria de Estado da Educação do Governo do Estado de São Paulo (SEDUC-SP) desde 1993. Lecionou nas Faculdades Integradas de Guarulhos - SP, nos cursos de pós-graduação em Educação Matemática e em Psicopedagogia. Lecionou no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) como professor colaborador. Membro da Comissão Científica do GT12 - Educação Estatística. Membro da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Membro da Red Latinoamericana de Investigación en Educación Estadística (RELIEE). Pesquisador Assistente do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT). Membro do Grupo GEDIM/STATISTIC, ligado ao Grupo Estudo da Didática da Matemática (GEDIM), da Universidade Federal do Pará (UFPA). Membro do Grupo Internacional Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Estatística - GIIPEE, ligado à Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Educação Estatística - EduEst. Membro do International Statistical Institute (ISI). Membro do International Association for Statistical Education (IASE). Diretor de Conteúdo e Divulgação da Akademy Editora.

Referências

BANCO CENTRAL DO BRASIL. Brasil: implementando a Estratégia Nacional de Educação Financeira. 2016. Disponível em: <http://www.bcb.gov.br/pre/pef/port/Estrategia_Nacional_Educacao_Financeira_ENEF.pdf>.

BRITTO, R. R.; KISTEMANN Jr., M. A.; DA SILVA, A. M. Sobre Discursos e Estratégias em Educação Financeira. JIEEM – Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática IJSME – International Journal for Studies in Mathematics Education 177 – v.7(1)-2014. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2014v7n1p%p

BUZATO, M.E.K. Entre a fronteira e a periferia: linguagem e letramento na inclusão digital. Campinas: IEL/UNICAMP, 2007.

CARVALHO, C. Literacia estatística. In: SEMINÁRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA, 1. Campinas, 22-25 jul. 2003. Comunicações apresentadas... (Mesa-redonda Literacia estatística)

CONTI, K. C.; CARVALHO, D. L. O letramento presente na construção de tabelas por alunos da educação de jovens e adultos. Boletim de Educação Matemática, v. 24, n. 40, p.637-658, 2011.

COUTINHO, C. Q. S. Educação estatística e os livros didáticos para o ensino médio. Revista Educação Matemática em Foco, Campina Grande, v. 2, n. 1, p. 68-86, 2013.

EIOPA. Report on financial literacy and education initiatives by competent authorities. 2011. Disponível em https://eiopa.europa.eu/Publications/Reports/Report_on_Financial_Literacy_and_education_EIOPA-ccpfi-11-018.pdf . Acesso em: 20 maio 2023.

GAL, I. Adults' statistical literacy: Meanings, components, responsibilities. International Statistical Review, v. 70, n. 1, p. 1-25, 2002.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS (INEP). PISA 2021: matriz de referência de análise e de avaliação de letramento financeiro / Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. – Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2020. Tradução de: PISA 2021 financial literacy analytical and assessment framework, 2020. ISBN 978-65-5801-034-0

KATAOKA, V. Y.; VENDRAMINI, C. M. M.; DA SILVA, C. B.; DE OLIVEIRA, M. H. P. Evidências de validade de uma prova de letramento estatístico: um estudo com estudantes universitários de cursos tecnológicos. Boletim de Educação Matemática, v. 24, n. 40, p. 873-895, 2011.

KATO, M. A. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística. São Paulo: Editora Ática, 1993.

KISTEMANN JR., M. A. Sobre a Produção de Significados e a Tomada de Decisão de Indivíduos-Consumidores. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Rio Claro, SP: UNESP, 2011.

KISTEMANN Jr., M. A.; COUTINHO, C. Q. S.; FIGUEIREDO, A. C. Cenários e Desafios da Educação Financeira com a Base Curricular Comum Nacional (BNCC): professor, livro didático e formação. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana – vol. 11 - número 1 – 2020.

KISTEMANN Jr., M. A.; GIORDANO, C. C.; SOUZA, F. S. Pensamento Financeiro e Letramento Estatístico: teorizações iniciais, desafios e possibilidades. Revista Tangram, MS, V.06, Nº01, jan. / mar. 2023, 2595-0967. DOI: 10.30612/tangram.v6i1.16819

KLEIMAN, A. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, A. (Org). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 2001.

KLEIMAN, A. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995.

OECD. Improving Financial Literacy: Analysis of Issues and Policies. Disponível em: http://www.browse.oecdbookshop.org/oecd/pdfs/product/2105101e.pdf . Acesso em: 10 jun. 2023

ROJO, R.H.R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo. Parábola Editorial, 2009.

RUMSEY, D. J. Statistical literacy as a goal for introductory statistics courses. Journal of Statistics Education, v. 10, n. 3, p. 6-13, 2002.

SANTANA, M. S. A educação estatística com base num ciclo investigativo: um estudo do desenvolvimento do letramento estatístico de estudantes de uma turma do 3.º ano do ensino médio. Dissertação (mestrado em educação matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2011.

SCRIBNER, S.; COLE, M.l. In: KATO, M. A. No mundo da escrita, uma perspectiva psicolinguística. São Paulo: Ática, 1987.

SILVA, C. B., Pensamento estatístico e raciocínio sobre variação: um estudo com professores de matemática. Tese (doutorado em educação matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.

SOARES, M. Letramento e escolarização. In: RIBEIRO, V. M. (Org.). Letramento no Brasil. São Paulo: Global, 2003. p. 89-113.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

SOARES, M. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2017.

STREET, B.V. What´s “new” in New Literacies Studies? Critical Approaches to Literacy in Theory and Practice. Current Issues in Comparative Education Vol. 5(2). Columbia: Teachers College, Columbia University, 2003.

TEIXEIRA, W. C.; KISTEMANN Jr., M. A. Uma investigação sobre a inserção da Educação Financeira em um Curso de Serviço de Matemática Financeira para graduandos de um curso de Administração. Educação Matemática e Pesquisa, São Paulo, v.19, n.1, 223-249, 2017. http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i1p223-249

TFOUNI, L. V. Adultos não alfabetizados: o avesso do avesso. Campinas: Pontes, 1988.

TFOUNI, L. V. Adultos não alfabetizados em uma sociedade letrada. São Paulo: Cortez, 2006.

TFOUNI, L. V. Letramento e Alfabetização. São Paulo: Cortez, 2010.

VIEIRA, T. V.; SOUZA, F. S.; KISTEMANN Jr., M. A. Uma investigação sobre as concepções de letramento financeiro de professores de Matemática em três cidades com o suporte do CHIC. Educação Matemática e Pesquisa, São Paulo, v.23, n. 2, pp. 16-46, 2021. http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i2p016-046

WATSON, J. Assessing statistical thinking using the media. In: GAL, I.; GARFIELD, J. (Orgs.) The assessment challenge in statistics education. Amsterdam: IOS, 1997.

WATSON, J.; CALLINGHAM, R. Statistical literacy: A complex hierarchical construct. Statistics Education Research Journal, v. 2, n. 2, p. 3-46, 2003.

Downloads

Publicado

04-09-2024

Como Citar

Souza, F. dos S., Kistemann Junior, M. A., & Giordano, C. C. (2024). Contribuições do Letramento Estatístico e Financeiro para a Educação Matemática. Revista Interdisciplinar Sulear, (17), 116–130. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/7940