Contribuições do Letramento Estatístico e Financeiro para a Educação Matemática
Keywords:
Educação Estatística, Educação Financeira, Letramento Estatístico, Letramento Financeiro, Níveis de Letramento FinanceiroAbstract
Este artigo com caráter ensaístico aborda os Letramentos Estatístico e Financeiro explicitando algumas de suas possíveis contribuições para as áreas de Educação e Educação Matemática, enquanto áreas de pesquisas, ensino e aprendizagens. Dessa forma, por meio de cenários, apresentamos teorizações relevantes para a compreensão dos letramentos estatístico e financeiro para a formação de um cidadão empoderado, com identidade e crítico de seu contexto social e histórico. Como contribuição original propomos possíveis Níveis de Letramento Financeiro para sulear as ações docentes nas ações de Educação Financeira no contexto escolar e extraescolar.
References
BANCO CENTRAL DO BRASIL. Brasil: implementando a Estratégia Nacional de Educação Financeira. 2016. Disponível em: <http://www.bcb.gov.br/pre/pef/port/Estrategia_Nacional_Educacao_Financeira_ENEF.pdf>.
BRITTO, R. R.; KISTEMANN Jr., M. A.; DA SILVA, A. M. Sobre Discursos e Estratégias em Educação Financeira. JIEEM – Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática IJSME – International Journal for Studies in Mathematics Education 177 – v.7(1)-2014. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2014v7n1p%p
BUZATO, M.E.K. Entre a fronteira e a periferia: linguagem e letramento na inclusão digital. Campinas: IEL/UNICAMP, 2007.
CARVALHO, C. Literacia estatística. In: SEMINÁRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA, 1. Campinas, 22-25 jul. 2003. Comunicações apresentadas... (Mesa-redonda Literacia estatística)
CONTI, K. C.; CARVALHO, D. L. O letramento presente na construção de tabelas por alunos da educação de jovens e adultos. Boletim de Educação Matemática, v. 24, n. 40, p.637-658, 2011.
COUTINHO, C. Q. S. Educação estatística e os livros didáticos para o ensino médio. Revista Educação Matemática em Foco, Campina Grande, v. 2, n. 1, p. 68-86, 2013.
EIOPA. Report on financial literacy and education initiatives by competent authorities. 2011. Disponível em https://eiopa.europa.eu/Publications/Reports/Report_on_Financial_Literacy_and_education_EIOPA-ccpfi-11-018.pdf . Acesso em: 20 maio 2023.
GAL, I. Adults' statistical literacy: Meanings, components, responsibilities. International Statistical Review, v. 70, n. 1, p. 1-25, 2002.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS (INEP). PISA 2021: matriz de referência de análise e de avaliação de letramento financeiro / Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. – Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2020. Tradução de: PISA 2021 financial literacy analytical and assessment framework, 2020. ISBN 978-65-5801-034-0
KATAOKA, V. Y.; VENDRAMINI, C. M. M.; DA SILVA, C. B.; DE OLIVEIRA, M. H. P. Evidências de validade de uma prova de letramento estatístico: um estudo com estudantes universitários de cursos tecnológicos. Boletim de Educação Matemática, v. 24, n. 40, p. 873-895, 2011.
KATO, M. A. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística. São Paulo: Editora Ática, 1993.
KISTEMANN JR., M. A. Sobre a Produção de Significados e a Tomada de Decisão de Indivíduos-Consumidores. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Rio Claro, SP: UNESP, 2011.
KISTEMANN Jr., M. A.; COUTINHO, C. Q. S.; FIGUEIREDO, A. C. Cenários e Desafios da Educação Financeira com a Base Curricular Comum Nacional (BNCC): professor, livro didático e formação. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana – vol. 11 - número 1 – 2020.
KISTEMANN Jr., M. A.; GIORDANO, C. C.; SOUZA, F. S. Pensamento Financeiro e Letramento Estatístico: teorizações iniciais, desafios e possibilidades. Revista Tangram, MS, V.06, Nº01, jan. / mar. 2023, 2595-0967. DOI: 10.30612/tangram.v6i1.16819
KLEIMAN, A. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, A. (Org). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 2001.
KLEIMAN, A. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995.
OECD. Improving Financial Literacy: Analysis of Issues and Policies. Disponível em: http://www.browse.oecdbookshop.org/oecd/pdfs/product/2105101e.pdf . Acesso em: 10 jun. 2023
ROJO, R.H.R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo. Parábola Editorial, 2009.
RUMSEY, D. J. Statistical literacy as a goal for introductory statistics courses. Journal of Statistics Education, v. 10, n. 3, p. 6-13, 2002.
SANTANA, M. S. A educação estatística com base num ciclo investigativo: um estudo do desenvolvimento do letramento estatístico de estudantes de uma turma do 3.º ano do ensino médio. Dissertação (mestrado em educação matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2011.
SCRIBNER, S.; COLE, M.l. In: KATO, M. A. No mundo da escrita, uma perspectiva psicolinguística. São Paulo: Ática, 1987.
SILVA, C. B., Pensamento estatístico e raciocínio sobre variação: um estudo com professores de matemática. Tese (doutorado em educação matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
SOARES, M. Letramento e escolarização. In: RIBEIRO, V. M. (Org.). Letramento no Brasil. São Paulo: Global, 2003. p. 89-113.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
SOARES, M. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2017.
STREET, B.V. What´s “new” in New Literacies Studies? Critical Approaches to Literacy in Theory and Practice. Current Issues in Comparative Education Vol. 5(2). Columbia: Teachers College, Columbia University, 2003.
TEIXEIRA, W. C.; KISTEMANN Jr., M. A. Uma investigação sobre a inserção da Educação Financeira em um Curso de Serviço de Matemática Financeira para graduandos de um curso de Administração. Educação Matemática e Pesquisa, São Paulo, v.19, n.1, 223-249, 2017. http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i1p223-249
TFOUNI, L. V. Adultos não alfabetizados: o avesso do avesso. Campinas: Pontes, 1988.
TFOUNI, L. V. Adultos não alfabetizados em uma sociedade letrada. São Paulo: Cortez, 2006.
TFOUNI, L. V. Letramento e Alfabetização. São Paulo: Cortez, 2010.
VIEIRA, T. V.; SOUZA, F. S.; KISTEMANN Jr., M. A. Uma investigação sobre as concepções de letramento financeiro de professores de Matemática em três cidades com o suporte do CHIC. Educação Matemática e Pesquisa, São Paulo, v.23, n. 2, pp. 16-46, 2021. http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i2p016-046
WATSON, J. Assessing statistical thinking using the media. In: GAL, I.; GARFIELD, J. (Orgs.) The assessment challenge in statistics education. Amsterdam: IOS, 1997.
WATSON, J.; CALLINGHAM, R. Statistical literacy: A complex hierarchical construct. Statistics Education Research Journal, v. 2, n. 2, p. 3-46, 2003.