O lugar do letramento político na educação básica: uma experiência de debate político-eleitoral na sala de aula de história

Autores

  • Alessandra Santos UFMG
  • Maraísa Inês Martins UFMG

Palavras-chave:

letramento político, educação política, ensino de história

Resumo

Abordamos neste artigo a ideia de letramento político como instrumento para a recuperação do espaço dedicado à educação política na educação básica e, consequentemente, para a formação de cidadãos que atendam os desafios contemporâneos. Dentre esses desafios, incluímos o enfrentamento de discussões e conflitos, a lida com dissensos e, sobretudo, a necessidade de submeter à crítica o próprio sistema educativo que reproduz perspectivas meritocráticas, excludentes e até violadoras de direitos humanos. Discutimos de que maneira a abordagem do tema da educação política por meio do conceito de letramento político pode favorecer as ações com intencionalidade pedagógica em favor da cidadania, o que dizemos quando falamos de letramento político na escola, a qual cidadania nos referimos quando propomos a famigerada “formação cidadã” em um contexto de reformismo educacional neoliberal, bem como os limites da perspectiva do letramento político diante desse mesmo contexto reformista. Após discutir o conceito de letramento político e seus desdobramentos, apresentamos uma experiência realizada em uma escola pública de ensino fundamental que pretendeu articular esse conceito com a prática pedagógica em uma aula de história. A partir dessa experiência, pretendemos avaliar quais tipos de ações e metodologias teriam potencialidade para promover, nas escolas, uma cidadania comprometida com a transformação social.

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Publicado

04-09-2024

Como Citar

Santos, A., & Martins, M. I. (2024). O lugar do letramento político na educação básica: uma experiência de debate político-eleitoral na sala de aula de história . Revista Interdisciplinar Sulear, (17), 08–24. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/8135