O uso de telas interativas no ensino fundamental e suas contribuições no processo de ensino-aprendizagem: análise em uma escola da rede pública do município de Barbacena – MG

ANALYSIS IN A SCHOOL OF THE PUBLIC NETWORK OF BARBACENA - MG

Autores

  • Ludmila Salomão Venâncio Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Maria Diomaria Gomes do Nascimento Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Salvador - BA
  • Priscila Kelly Melo do Nascimento Fernandes Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Barbacena - MG
  • Renata Rezende da da Silva Netto Conceição Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas – IFSULDEMINAS

Palavras-chave:

Telas interativas; Processo de Ensino-Aprendizagem; Ensino Fundamental.

Resumo

As Tecnologias da Informação e Comunicação vêm se tornando um recurso didático potencializador do processo de ensino-aprendizagem. Neste contexto, surgem, nos anos de 1990, as telas interativas. Trata-se de uma tela sensível ao toque, que possui ferramentas que suportam recursos multimídia em forma de texto, imagem, áudio e vídeo, tornando o aprendizado mais significativo e contextual. Assim, este artigo apresenta uma pesquisa que teve por objetivo analisar as contribuições da utilização das telas interativas como ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental, em uma escola da rede pública do município de Barbacena - MG. Para tanto, teve por objetivos específicos: fundamentar o uso das telas interativas e suas potencialidades no processo de ensino-aprendizagem; analisar a integração entre o uso das telas e as práticas pedagógicas no contexto da sala de aula e; discutir os principais desafios encontrados na utilização das telas na escola em análise. A coleta de dados foi realizada através de observação não-participante e de entrevistas semiestruturadas com a supervisora pedagógica e professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental da escola selecionada, que utilizam a tela interativa em suas práticas pedagógicas, e objetivou identificar as situações favorecedoras do processo de ensino-aprendizagem. Ressalta-se, por fim, as contribuições das telas interativas, como ferramentas pedagógicas, ao permitirem uma incorporação simples de diversos recursos; incentivarem uma abordagem interativa, possibilitarem a partilha de materiais, estimularem o pensamento crítico e captarem a atenção dos alunos pela motivação.

Biografia do Autor

Ludmila Salomão Venâncio, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutora e Mestre em Ciência da Informação, Especialista em Gestão Estratégica da Informação, Graduada em Tecnologia em Informática e Técnica em Saneamento. Professora na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e membro do Núcleo de Estudos das Mediações e Usos Sociais dos Saberes e Informações em Ambientes Digitais (NEMUSAD). Tem interesse nos seguintes temas de pesquisa: Organização da Informação, Linguagens de Indexação, Análise do Discurso, Argumentação no Discurso, Análise de Redes Sociais (teoria e métodos), Redes Sociais Aplicadas aos Estudos Informacionais, Redes Sociais Políticas na Web, Metódos de Desenvovimento de Pesquisa e Tecnologia Educacional. 

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Publicado

30-12-2023

Como Citar

Venâncio, L. S., Gomes do Nascimento, M. D., Melo do Nascimento Fernandes, P. K., & da Silva Netto Conceição, R. R. da. (2023). O uso de telas interativas no ensino fundamental e suas contribuições no processo de ensino-aprendizagem: análise em uma escola da rede pública do município de Barbacena – MG: ANALYSIS IN A SCHOOL OF THE PUBLIC NETWORK OF BARBACENA - MG. Revista Interdisciplinar Sulear, (16), 56–76. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/8239