As cartas pedagógicas na formação de professores para o ensino da educação das relações étnico-raciais: correspondendo palavras e tecendo laços

EMPAREJAMIENTO DE PALABRAS Y TEJIDO DE VÍNCULOS

Autores

  • Roosvany Beltrame Rocha Universidade Federal de Ouro Preto
  • Dálete Lima de Souza
  • Elisa Ferreira Lopes

Palavras-chave:

Formação Continuada de Professores; Educação das Relações Étnico-raciais; Cartas Pedagógicas.

Resumo

O artigo apresenta um diálogo sobre as trajetórias vivenciadas no ensino da educação das relações étnico-raciais, em uma escola pública de tempo integral, em seu contexto de formação de professores e a potencialidade do uso de cartas pedagógicas como instrumento metodológico formativo para a inserção dessa temática. O objetivo é fomentar o uso de cartas pedagógicas na formação de professores para o ensino das relações étnico-raciais como forma de romper com a educação colonial que nos é imposta no chão da escola. Analisa-se o uso de cartas pedagógicas, a partir de uma carta pedagógica como instrumento metodológico e dialógico, no âmbito da formação continuada de professores do ensino fundamental, para o trabalho com a educação das relações étnico-raciais. E a partir dessa análise, apresentam-se as legislações vigentes referentes à formação continuada à luz do surgimento da Lei nº10.639/2003. Nas considerações finais, pontua-se a emergência de se construir novos saberes e tecer novos diálogos sobre a formação continuada de professores, a partir do recorte étnico-racial.

Biografia do Autor

Roosvany Beltrame Rocha, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduada em Pedagogia pela Universidade Vale do Rio Doce (1998), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (2017) e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (2023). Cocoordenadora do Projeto de Iniciação Científica "As cartas pedagógicas como estratégias de formação de professores, a partir das referências teóricas" - UFOP/Curso de Pedagogia. Diretora da Escola Municipal Padre Eulálio Lafuent Elorz da rede municipal de de Governador Valadares/MG.  Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Núcleo Interdisciplinar de Educação, Saúde e Direitos - UNIVALE (2021) e do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Relações Étnico Raciais e Alteridade, da Universidade Federal de Ouro Preto (2023).

Referências

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Publicado

12-09-2024

Como Citar

Rocha, R. B., Souza, D. L. de, & Lopes, E. F. (2024). As cartas pedagógicas na formação de professores para o ensino da educação das relações étnico-raciais: correspondendo palavras e tecendo laços: EMPAREJAMIENTO DE PALABRAS Y TEJIDO DE VÍNCULOS. Revista Interdisciplinar Sulear, (19 (7), 30–43. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/8503