Decolonialidade e pesquisa: considerações sobre vivências decoloniais e decolonizantes de estudantes indígenas na universidade
Palavras-chave:
Educação; Pesquisa; Decolonialidade; Estudantes Indígenas.Resumo
Este texto traz algumas reflexões ensejadas pela prática do pesquisar com estudantes indígenas e os processos de decolonização da pesquisa, conduzindo à percepção da necessidade da busca por metodologias decoloniais, advindas da construção de povos, comunidades e grupos sociais do Sul Global Epistemológico, historicamente subalternizadas ou obliteradas, que agora revisibilizadas, tem a potência de trazer coerência e marcar o posicionamento de resistência dos(as) pesquisadores(as) que conduzem suas investigações a partir de Abiayala. Neste artigo utilizamos a pesquisa narrativa para apresentar e debater 3 experiências decolonizantes: a pesquisa de doutorado com coautores(as) indígenas sobre o Centro de Culturas Indígenas (CCI), a criação do grupo de pesquisa Núcleo de Ação Libertadora Decolonial e Estudos de Indiagem Abiayala (NALDEIA) e o uso da metodologia indígena Tehêy na defesa de Trabalho de Conclusão de Curso por uma estudante indígena.
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