O USO DO BITMOJI EM PRÁTICAS DE ENSINO
Keywords:
BITMOJI, TDICs, Práticas de EnsinoAbstract
O presente trabalho descreve as potencialidades da ferramenta Bitmoji em práticas de ensino desenvolvidas para serem implementadas na Educação Básica. Com a pandemia, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) ganharam notório destaque podendo ser utilizadas em uma gama de estratégias didático-pedagógicas que podem impulsionar os processos de ensino e aprendizagem. A referida pesquisa foi realizada com 110 docentes de um município capixaba, por intermédio de um curso de formação continuada realizado no 2º Semestre de 2021. O curso versava sobre as metodologias ativas e as ferramentas digitais, dentre elas, o Bitmoji. Para essa investigação, de natureza qualitativa, serão debatidas algumas das produções coletadas durante o curso visando compreender os limites e as potencialidades da Ferramenta Bitmoji e as possibilidades de incentivo à criatividade que a ferramenta pode oportunizar. A pesquisa demonstrou que além de estimular a sensibilidade criativa, o Bitmoji é uma ferramenta que propicia o desenvolvimento de atividades conceituais, procedimentais e atitudinais. Além disso, as ferramentas digitais devem ser utilizadas para o desenvolvimento de um pensamento crítico e reflexivo, de modo que, tais recursos possibilitem uma Alfabetização Tecnológica dos indivíduos envolvidos nas mais diversas situações de aprendizagem.
References
ANJOS, Cleriston Izidro; FRANCISCO, Deise Juliana. Educação infantil e tecnologias digitais: reflexões em tempos de pandemia. Zero-a-Seis, v. 23, n. Especial, p. 125-146, 2021.
ATAÍDE, Denyse Mota da Silva; PINHO, Maria José. Letramento digital e alfabetização tecnológica: reflexões a partir de um estudo com alunos do PARFOR. Educação, Formação & Tecnologias, v. 6, n. 2, p. 68-79, 2013.
BAILENSON, Jeremy N.; BEALL, Andrew C. Transformed social interaction: Exploring the digital plasticity of avatars. In: SCHROEDER, Ralph; AXELSSON, Ann-Sofie (Ed.). Avatars at work and play: Collaboration and interaction in shared virtual environments. Springer Science & Business Media, 2006.
BENEDITO, Samiles Vasconcelos Cruz; CASTRO FILHO, Pedro Julio. A educação básica cearense em época de pandemia de Coronavírus (COVID-19): perspectivas e desafios no cenário educacional brasileiro. Revista Nova Paideia, v. 2, n. 3, p. 58-71, 2020.
BLACKSTOCK, Jacob. Bitmoji. Versão10.83.0.4694. [S. l.]:Snap Inc.,2021. Disponível em: https://www.bitmoji.com/. Acesso em: 23 mai. 2021.
CHIZZOTTI, Antonio. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios. Revista Portuguesa de Educação, v. 16, n. 2, p. 221-236, 2003.
CORDEIRO, Karolina Maria de Araújo. O Impacto da Pandemia na Educação: A Utilização da Tecnologia como Ferramenta de Ensino. 2020. Disponível em: < > Acesso em: 23 mai 2021.
DIAS, Érika; PINTO, Fátima Cunha Ferreira. A Educação e a Covid-19. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 28, n. 108, p. 545-554, 2020.
GODOY, Arlida Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995.
GUEDES, Roberta Valeria; SANTOS, James Pinheiro. Formação de professores em tempos de pandemia. Projeção e Docência, v. 11, n. 1, p. 01-25, 2020.
HEMAIS, Barbara. Multimodalidade: enfoque para o professor de ensino médio. Janela de Ideias, p. 1-4, 2010.
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli EDA. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Em Aberto, v. 5, n. 31, 2011.,
MARCELO, Carlos. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Sísifo – Revista de Ciências da Educação, n. 8, p. 7-22, 2009.
MARTINS, Sidney Pires; SANTOS, Mateus José. A profissão docente durante a pandemia: contribuições de um curso de formação continuada sobre as TDICs na educação. ForScience, v. 9, n. 2, p. e00943-e00943, 2021.
MELO, Jorge Nazareno Batista. A utilização de ambientes informatizados através da plataforma Moodle com atividades complementares e de reforço para as aulas regulares de sala de aula. Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 11, n. 2, p. 457-473, 2016.
MINERO, Emelina. Educators Turn to Bitmoji to Build Community and Engagement. 2020. Disponível em: < https://www.edutopia.org/article/educators-turn-bitmoji-build-community-and-engagement>. Acesso em: 23 mai. 2021.
MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. Campinas: Papirus, 1993.
PEREIRA, Ânderson Martins; MIRANDA, Everton Estela; FONSECA, Priscila Fonseca Mello. Alunos avatares: a utilização de um aplicativo como ferramenta de ensino de língua inglesa. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 4, n. 08, 2018.
PONTES, Guilherme de Siqueira Freitas; LIMA, Dayane Camile Bezerra; SILVA, Simone de Paula; SANTOS, Derek Luiz Alves dos Santos; SILVA, Erick Viana. Desafios enfrentados com o uso de novas tecnologias: ensino e aprendizagem em período da pandemia Covid-19. Anais do IV Congresso Internacional de Gestão e Tecnologias, 2020. Anais... COINTER: Recife, 2020, p. 1-17.
RONDINI, Carina Alexandra; PEDRO, Ketilin Mayra; DUARTE, Cláudia dos Santos. Pandemia do Covid-19 e o ensino remoto emergencial: Mudanças na práxis docente. Interfaces Científicas-Educação, v. 10, n. 1, p. 41-57, 2020.
SÁ, Ricardo Antunes; ENDLISH, Estela. Tecnologias digitais e formação continuada de professores. Educação, v. 37, n. 1, p. 63-71, 2014.
SANTOS JUNIOR, Verissimo Barros; MONTEIRO, Jean Carlos Silva. Educação e covid-19: as tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Encantar-Educação, Cultura e Sociedade, v. 2, p. 01-15, 2020.
SIEGEL, Deborah. Avatar in the Science Classroom. The Science Teacher, v. 78, n. 6, p. 47, 2011.
SOARES, Lucas Vasconcelos; COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa. Educação e tecnologias em tempos de pandemia no Brasil. Debates em Educação, v. 12, n. 28, p. 19-41, 2020.
SOUSA, Galdino Rodrigues; BORGES, Eliane Medeiros; COLPAS, Ricardo Ducatti. Em defesa das tecnologias de informação e comunicação na Educação Básica: diálogos em tempos de pandemia. Plurais Revista Multidisciplinar, v. 5, n. 1, p. 146-169, 2020.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Penso Editora, 2015.
ZANETTE, Marcos Suel. Pesquisa qualitativa no contexto da Educação no Brasil. Educar em Revista, n. 65, p. 149-166, 2017.
ZORZAL, Marcos Freisleben; BASSO, Itacy Salgado. Por uma ontologia da criatividade: uma abordagem histórico-cultural da atividade transformadora humana. In: 25ª Reunião anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2002, Caxambu. Anais... 1 CD-ROM.