MÚSICA E CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PROPOSTAS PARTICIPATIVAS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PRIVADA DE DIVINÓPOLIS/MG

Authors

  • Gabriel Philippe Universidade Católica de Brasília
  • Nayara Silva Paz Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Sarah Meireles Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Keywords:

Educação Básica, Música, Currículo

Abstract

O presente artigo apresenta reflexões sobre o lugar da música na Educação Básica, a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da proposta pedagógica de uma instituição privada de ensino, em Divinópolis/MG. Buscou-se entender o Projeto PODGIZ, iniciativa do professor da matemática com os alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio da referida instituição. A metodologia baseou-se na análise documental dos PCN e da BNCC. Utilizou-se, ainda, um inventário de saberes, composto por 10 (dez) questões abertas, preenchido pelo professor participante da pesquisa. O projeto apresenta-se como um momento importante na instituição, pois possibilita, a partir das músicas tocadas/cantadas durante os intervalos, situações de aprendizagens por meio da discussão e do debate sobre questões político-econômicas, sociais, culturais, educacionais e outras. Embora o projeto esteja limitado aos intervalos das turmas, conclui-se que é possível vislumbrar inúmeras possibilidades a ele, sobretudo no que diz respeito à construção de uma proposta interdisciplinar e efetivamente participativa na Educação Básica.

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Published

2023-06-16

How to Cite

Philippe, G., Silva Paz, N., & Meireles, S. (2023). MÚSICA E CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PROPOSTAS PARTICIPATIVAS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PRIVADA DE DIVINÓPOLIS/MG. Sulear Interdisciplinary Journal, 14, 95–110. Retrieved from https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/7151