INVESTIGATING PSYCHOMOTRICITY IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION: CHALLENGES AND OPPORTUNITIES FOR INTEGRAL MOTOR DEVELOPMENT
Keywords:
Educação básica, Psicomotricidade, Desenvolvimento motorAbstract
Esta pesquisa tem como objetivo explorar a relação entre a psicomotricidade e seus efeitos na pedagogia e no brincar durante a primeira infância. Utiliza uma abordagem narrativa e qualitativa de revisão de literatura. Observamos a importância do desenvolvimento de atividades e exercícios na educação infantil para promover o progresso e o desenvolvimento psicomotor das crianças. Destaca-se a relevância dessa abordagem, principalmente diante do crescente uso de dispositivos tecnológicos, que tendem a reduzir a prática de atividades lúdicas que envolvem habilidades bimotoras. A pesquisa enfatiza o papel essencial do ambiente escolar na promoção do desenvolvimento psicomotor, destacando a responsabilidade de fornecer suporte para evitar que as gerações futuras enfrentem adversidades relacionadas ao desenvolvimento motor restrito ou limitado. A investigação proporcionou uma compreensão aprofundada da interligação entre a educação infantil, a psicomotricidade e o desenvolvimento psicomotor, destacando a importância de estratégias de intervenção específicas e abordagens integradas para promover o desenvolvimento saudável das crianças.
Palavras-chave: Educação básica, Desenvolvimento motor, Pedagogia, Psicomotricidade.
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