REPRESENTAÇÕES INFANTIS ACERCA DA ESCRAVIDÃO NO BRASIL: um estudo com alunos do ensino fundamental do Centro Pedagógico da UFMG

Autores/as

  • Luísa Teixeira Andrade CP/UFMG

Resumen

Este artigo pretende refletir sobre as representações sociais dos alunos no que concerne ao imaginário sobre os negros no Brasil em uma interlocução privilegiada com as visões historiográficas clássicas no tocante a escravidão, supostamente ainda dominantes na cultura escolar e não escolar. Para tanto, foi aplicado um instrumento em que alunos de uma turma de História da quinta série do ensino fundamental do Centro Pedagógico/UFMG foram convidados a representar, por meio de desenhos e textos explicativos, os “negros e seu modo de vida” durante o período da escravidão e nos dias de hoje no Brasil.

Publicado

2018-11-25

Cómo citar

Andrade, L. T. (2018). REPRESENTAÇÕES INFANTIS ACERCA DA ESCRAVIDÃO NO BRASIL: um estudo com alunos do ensino fundamental do Centro Pedagógico da UFMG. Revista Interdisciplinar Sulear, (2). Recuperado a partir de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/3336

Número

Sección

Artigos