A QUESTÃO INFORMACIONAL NA EJA: potencialidades e desafios à prática pedagógica

Autores/as

  • Ana Paula Ferreira Pedroso UEMG

Resumen

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado que teve origem e se efetivou na interface entre duas áreas do conhecimento – a Ciência da Informação e a Educação –, e que foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, da Universidade Federal de Minas Gerais. O trabalho teve como foco de estudo a relação entre informação e prática pedagógica, especificamente na Educação de Jovens e Adultos, no intuito de se apreender e discutir as necessidades de informação advindas do contexto pedagógico e interpostas aos docentes. A pesquisa aconteceu no Projeto Educação de Jovens e Adultos de Belo Horizonte (EJA-BH), implementado pela Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (SMED-BH), sendo orientada por uma abordagem qualitativa e caracterizada como um estudo de caso. Utilizou-se, como instrumentos para a obtenção de dados, a pesquisa documental, a observação das atividades no espaço da sala de aula, bem como entrevistas semi-estruturadas com as participantes selecionadas. A partir dos resultados advindos da pesquisa, percebeu-se que as professoras entrevistadas atribuem à informação um papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem, notadamente no que diz respeito ao suprimento das demandas advindas do contexto educacional. Além disso, foi possível apreender as estratégias informacionais usadas pelas docentes no processo de busca de informações, as limitações vivenciadas para sua efetividade, bem como as possibilidades de sua utilização em sala de aula. Num cômputo geral, constatou-se que a informação, do ponto de vista dessas professoras, constitui um elemento primordial para o desenvolvimento da prática pedagógica.

Publicado

2018-11-25

Cómo citar

Pedroso, A. P. F. (2018). A QUESTÃO INFORMACIONAL NA EJA: potencialidades e desafios à prática pedagógica. Revista Interdisciplinar Sulear, (2). Recuperado a partir de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/3340

Número

Sección

Artigos