A produção teórico-prática sobre o estágio na formação do professor - uma revisão crítica
Resumen
Este artigo apresenta uma revisão crítica das principais contribuições sobre os avanços teóricos e práticos no campo do Estágio Supervisionado na formação do professor, dialogando com diferentes autores, do Brasil e de outros países, que buscam evidenciar o processo de construção de saberes sobre a formação e a profissão docente. O movimento de produção teórico-prático no campo da formação de professores, e em especial em relação ao estágio, evidencia significativos avanços na sua elaboração conceitual ao passar do conceito de professor como um técnico, para o conceito do professor reflexivo e chegar ao conceito do professor intelectual crítico reflexivo, fundamentado na epistemologia da práxis. As concepções de atividade docente, de formação e de estágio, também passam a ser fundamentadas na epistemologia da práxis. Por muito tempo considerado a hora da prática, o estágio passa a ser considerado uma atividade teórica instrumentalizadora da práxis do futuro professor. Essa trajetória conceitual leva o estágio a ocupar espaço central na formação inicial universitária do professor e evidencia a necessidade de melhor compreender o estágio como processo formativo no contexto dos processos formativos dos professores.
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