ENSAIO: Traumas afortalezados pela pandemia da Covid-19: As Experiências Adversas na Infância e a relação criança-trauma
Resumo
Em diálogo com o atual contexto enfrentado pela sociedade mundial frente a pandemia do coronavírus, o presente ensaio teórico tem como objetivo apontar as situações traumáticas vivenciadas na infância como problemas emergentes a serem tratados pela saúde pública. A partir das reflexões efetuadas por pesquisadores das áreas infância, trauma e experiências adversas na infância, sugere-se que com a pandemia da Covid-19 iniciada no ano de 2020, surge o conceito “criança-trauma”, pois há uma forte tendência a Experiências Adversas na Infância (EAIs), como abuso emocional, abuso físico, abuso sexual, exposição à violência doméstica, abuso de substâncias no ambiente familiar, divórcio ou separação parental, prisão de um membro da família, exposição à doença mental ou suicídio, negligência física e negligência emocional, que possivelmente gerarão problemas na vida adulta das crianças que vivem este contexto de pandemia, sendo de suma importância que o poder público atue com políticas públicas que tenham ação preventiva frente aos possíveis traumas deste momento.
Referências
ALMEIDA, Roberto Santoro et al. Pandemia de COVID-19: guia prático para promoção da saúde mental de crianças e adolescentes. Residência Pediátrica. Rio de Janeiro, v.10, n.2, p.1-4, 2020.
ASSEMBLEIA GERAL DAS NAÇÕES UNIDAS. Convenção internacional sobre os direitos das crianças. 1989. Disponível em:<https://www.unicef.org/brazil/convencao-sobre-os-direitos-da-crianca>. Acessado em 28 jun. 2020.
BRASIL. Câmara dos Deputados. Estatuto da criança e do adolescente. 12. ed. Brasília: Edições Câmara, 2015b, p. 38, 267 pp.
CHAMMAS, Jorge et al. Trauma na infância. Ciência, Cuidado e Saúde. Maringá, v. 3, n. 1, p. 73-9, 2004.
FELITTI, V.J et al. Relationship of childhood abuse and household dysfunctions to many of the leading causes of death in adults: the adverse childhood study. American Journal of Preventive Medicine,14, 245-258, 1998.
ORNELL, Felipe et al. Pandemia de medo e COVID-19: impacto na saúde mental e possíveis estratégicas. Revista debates in psychiatry, 2020.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020, 32pp.
SILVA, Susana Sofia P.; MAIA, Ângela. Versão portuguesa do Family ACE Questionnaire (Questionário da História de Adversidade na Infância). 2008. Disponível em:< https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/11323>. Acessado em 28 jun. 2020.
ZAVASCHI, M. et al. Associação entre trauma por perda na infância e depressão na vida adulta. Brazilian Journal of Psychiatry, v. 24, n. 4, p. 189-195, 2002.