EDUCAÇÃO INTERCULTURAL INDÍGENA NO ÂMBITO DO (DES)ARRAIGAMENTO ECOLÓGICO
Resumo
Este artigo trata de questões inerentes à educação intercultural indígena e a crença em seu papel na revitalização dos saberes tradicionais. Partindo de fontes diversas e utilizando uma abordagem ecológica com ênfase nos domínios alimentares, buscamos entrever as implicações entre as estratégias educacionais propostas pelo Núcleo Takinahakỹ (NTFSI) da Universidade Federal de Goiás e o desinteresse de seus alunos em realizar trabalhos relacionados à retomada de suas memórias e práticas bioculturais. Notamos que tal desinteresse resulta de novos padrões adaptativos surgidos em situações de severas mudanças de estado em seus sistemas socioecológicos tradicionais. As reflexões que apresentamos aqui indicam a necessidade de novas possibilidades metodológicas, no âmbito da educação intercultural, para a compreensão das relações entre as sociedades indígenas envolvidas e suas escolhas quanto à recriação de suas práticas tradicionais.Referências
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