PRÁTICAS DECOLONIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO SOBRE EXPERIÊNCIAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores/as

  • Luz Mariana Blet Universidade Federal de Santa Catarina

Palabras clave:

Ensino de língua portuguesa, práticas decoloniais, educação básica

Resumen

Este estudo aborda as práticas decoloniais no ensino de língua portuguesa na educação básica, a partir do relato da experiência de uma professora da cidade de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. O embasamento teórico da reflexão se ampara nas obras de Ballestrin (2013), sobre as perspectivas decoloniais na América Latina, Kramsch (2017) sobre cultura no ensino de línguas e nas concepções de identidade propostas por Hall (2000) e Silva (2000).

Citas

BALLESTRIN, Luciana. América latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política, nº11. Brasília, maio – agosto, 2013, p. 89-117.

https://www.scielo.br/j/rbcpol/a/DxkN3kQ3XdYYPbwwXH55jhv/

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Ed. DP&A, 2000.

KLEIMAN, Angela B. Agenda de pesquisa e ação em Linguística Aplicada: problematizações. In: L. P. MOITA-LOPES (Org.). Linguística Aplicada na modernidade recente: festschrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola, pp. 39-58, 2013.

KRAMSCH, Claire. Cultura no ensino de língua estrangeira. Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso vol.12 no.3 São Paulo Set./Dec., 2017.

Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176- 45732017000300134&lng=pt&tlng=pt. Acesso em maio/2021.

MERCEDES. Professora. Entrevista realizada em setembro de 2021. Entrevistador: Luz Mariana Blet, Florianópolis, 2021

MOITA LOPES, Luiz Paulo. Linguística Aplicada e Vida Contemporânea: Problematização dos Construtos que Têm Orientado a Pesquisa. In: MOITA LOPES, L.P. Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Editora Parábola, 2006.

SILVA JUNIOR, Antônio Carlos; MATOS, Doris Cristina Vicente da Silva. Linguística Aplicada e o SULear: práticas decoloniais na educação linguística em espanhol. Revista Interdisciplinar Sulear, UEMG, Ano 2, No. 2 (setembro/2019) Edição Especial Dossiê SULear.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidade e Diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Ed. Vozes, 2000.

Publicado

2023-06-16 — Actualizado el 2023-06-17

Versiones

Cómo citar

Blet, L. M. (2023). PRÁTICAS DECOLONIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO SOBRE EXPERIÊNCIAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. Revista Interdisciplinar Sulear, 14, 142–150. Recuperado a partir de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/6139 (Original work published 16 de junio de 2023)