Ensino fundamental de nove anos: uma análise do processo de transição na região sul

Autores

  • Zenilde Durli Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marilda Pasqual Schneider Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v16i21.205

Palavras-chave:

Ensino Fundamental de nove anos. Acesso. Permanência. Qualidade

Resumo

O estudo tem por objetivo discutir aspectos relacionados ao acesso e permanência dos estudantes no Ensino Fundamental. Toma como ponto de partida um inventário de matrículas, levantado a partir do processo de transição do Ensino Fundamental de oito para o de nove anos nos estados que compõem a Região Sul do Brasil, e as taxas de aprovação, reprovação e abandono observadas no período.  Põe em evidência os efeitos produzidos nas matrículas com a ampliação da escolaridade obrigatória e a crescente retração no Ensino Fundamental, fenômeno este observado também em nível nacional. Chama a atenção para o necessário enfrentamento nas condições de permanência, com qualidade, no Ensino Fundamental.

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Biografia do Autor

Zenilde Durli, Universidade Federal de Santa Catarina

Centro de Ciências da Educação (CED), Departamento de Metodologia de Ensino (MEN), área de Educação Infantil.

Marilda Pasqual Schneider, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Dra. em Educação e Professora do Programa de Mestrado em Educação da Unoesc.

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Publicado

21/11/2013

Como Citar

Durli, Z., & Schneider, M. P. (2013). Ensino fundamental de nove anos: uma análise do processo de transição na região sul. Educação Em Foco, 16(21), 147–178. https://doi.org/10.24934/eef.v16i21.205