Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original, inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, foi justificado em “Comentários ao editor”.

  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Wordversão 6.0 ou superior, com extensão (.doc)”)

  • O texto segue os padrões de estilo e os requisitos bibliográficos descritos em “Diretrizes para Autores”, no Menu “Submissões”.

  • Foi realizado o preenchimento de todos os metadados solicitados, incluindo resumo da biografia de TODOS os autores e informado o link para o currículo lattes no campo URL.

  • Autor e coautor do artigo foram devidamente informados durante a submissão. Não é permitida a inclusão de coautores após a finalização da submissão.
  • A identidade dos autores e/ou seus respectivos grupos de pesquisa não foram informados, visando garantir a avaliação cega por pares.
  • Autor e coautor assumem, igualmente, inteira responsabilidade pelo conteúdo veiculado.

Diretrizes para Autores

A revista Educação em Foco publica artigos originais que resultem de experiência de pesquisa, artigos de revisão, relatos de experiência, ensaios, resenhas e entrevistas que abordem questões relacionadas ao campo educacional em seus diferentes níveis e modalidades de ensino.

Cada autor poderá ter somente um artigo em tramitação entre o início da submissão e a publicação final. Será observado o intervalo de dois anos entre a publicação de um texto escrito por um autor e o início de um novo processo de submissão pelo mesmo.

O autor responsável pela submissão deve informar os dados completos de todos os coautores no processo de cadastramento do manuscrito: nome, e-mail, link do Lattes e do ORCID, instituição, cargo e função, biografia.  A ordem de inserção corresponderá à ordem de autoria no artigo.

Ao realizar o cadastro de autores em nosso sistema, solicita-se inserir no campo "Resumo da biografia" um minicurrículo de cada autor, com até 60 palavras, incluindo obrigatoriamente a maior titulação acadêmica de cada autor, entre outras informações.

A proposta deve ser original, não ter sido publicada em qualquer outro veículo.

O artigo poderá ter, no máximo, 3 (três) autores sendo, pelo menos, um com título de doutor.

Deve também, ou ainda, ser classificado em uma das seguintes modalidades:

a) Artigos científicos originais resultantes de pesquisa ou revisões de literatura: texto baseado em resultados de pesquisas empíricas ou fontes documentais e bibliográficas diversas, com autoria declarada, que apresenta e discute temáticas, problemas, métodos, técnicas, processos e resultados na área da Educação; ou publicação que resume, analisa e discute informações já publicadas sobre temas ou objetos do campo da educação. Os artigos devem ter entre 6.000 e 11.000 palavras (excetuando títulos, resumos e palavras-chave), seguindo a formatação indicada no template.

b) Ensaio: texto interpretativo/argumentativo que discorre sobre um tema específico em profundidade. Como exposição metódica, o ensaio deve provocar o diálogo entre pares sobre um dado ponto de vista. Neste sentido, ele deve ser objetivo, lógico, crítico e interativo. No exame do tema investigado, o autor ou autores se baseiam em livros, artigos, revistas, entre outros. Este foco investigativo visa refletir e expandir criticamente a temática em debate. A tese (ideia principal) defendida deve estar clara para o leitor que é convocado como interlocutor. Observa-se ainda a importância da subjetividade e da originalidade do texto. O Ensaio deve ter entre 4.000 e 5000 palavras. Formatação e template (iguais ao artigo). 

c) Relato de experiência: texto de reflexão crítica, de autoria individual ou coletiva, que visa a descrever, analisar e interpretar experiências relevantes de práticas educativas desenvolvidas em contextos diversos. Para além da descrição fática, o relato de experiência deve ter o potencial de fazer emergir novas problematizações e abordagens teóricas e/ou práticas, possibilitando a ampliação de diálogos na área da Educação. Formatação e template (iguais ao artigo). O relato de experiência deve ter entre 6.000 e 11.000 palavras.

d) Resenha crítica: comunicação concisa, bem organizada e com potencial de despertar interesse pela obra e pelo debate na área educacional. Pode ser resenha de obras nacionais ou estrangeiras sobre a Educação, publicadas há menos de três anos. O texto deve conter entre 1.500 e 3.000 palavras (excetuando, título, palavras-chave); de três a cinco palavras-chave, apresentadas em ordem alfabética, letra inicial maiúscula, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto, seguindo a formatação indicada no template.

O título da resenha deve ser diferente do livro resenhado. O texto da resenha crítica deve apresentar a referência completa da obra (título, autor, editora, cidade, ano, número de páginas, ISBN); uma descrição geral, ou síntese de seu conteúdo com o objetivo de situar o leitor; um diálogo e posicionamento crítico do resenhista acerca das ideias do autor, mantendo fidelidade às ideias apresentadas. O texto deve apresentar um equilíbrio entre informar, analisar e opinar sobre a obra. Uma imagem da capa da obra resenhada, deve ser enviada em arquivo separado, em formato jpg ou .tiff, resolução 300 dpi. Eventuais citações e referências seguem as regras gerais da revista, informadas nessas Diretrizes.

e) Entrevista: realizada com pesquisadores nacionais ou estrangeiros que tratem de questões candentes do campo educacional e que tragam contribuição inequívoca para compreensão e debate acerca da Educação. A entrevista deve conter entre 3.000 e 5.000 palavras (excetuando, títulos, resumos e palavras-chave) e não pode ter sido publicada em outros veículos de comunicação. A formatação deve seguir as orientações do template.

O texto deve conter uma introdução com a apresentação do entrevistado, bem como uma justificativa sobre a relevância do tema abordado para a área da Educação. A entrevista deve contar com cinco a dez questões e adotar linguagem adequada aos parâmetros da revista. Apresentar, ao final do texto, um minicurrículo do (s) entrevistador (es), com até 50 palavras para cada. Para sondagem de interesse, a proposta deve ser encaminhada à Editoria da revista que fará a avaliação revista.educacaoemfoco@uemg.br.

REGRAS GERAIS PARA ARTIGO

As orientações detalhadas sobre a formatação do artigo, as citações e as referências se encontram no template disponibilizado pela Revista.

Não serão aceitos artigos fora do template.

RESUMO

O resumo do artigo deve ser escrito em português, inglês e espanhol (resumo, abstract, resumen), redigido em um único parágrafo, sem recuo, com espaçamento 1,0 cm, fonte Times New Roman, tamanho 11. Quanto ao conteúdo, deve seguir a estrutura formal do texto, ou seja, situar o tema, indicar objetivo, metodologia/procedimentos básicos, resultados da pesquisa ou estudo e conclusões. Não se deve utilizar siglas no texto do resumo.

O resumo, nos três idiomas, deve ter no mínimo 100 e, no máximo, 150 palavras; de três a cinco palavras-chave (keywords, palabras clave), apresentadas em ordem alfabética, letra inicial maiúscula, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto. As palavras-chave devem ser diferentes dos termos utilizados no título e escolhidas no vocabulário controlado do Thesaurus Brasileiro de Educação - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

No manuscrito, não deve haver nenhuma identificação de autoria, mantendo-se assim o sigilo da avaliação dos trabalhos apresentados. Esses dados, assim como vínculo institucional, formação (maior titulação), número do ORCID e e-mail, compõem os metadados, que devem ser preenchidos corretamente, no momento do cadastro do autor, para a continuidade do processo de submissão. É indispensável o preenchimento dos metadados de todos os autores. Importante: a ordem dos autores, inserida nos metadados, será a ordem de autoria adotada pela revista na publicação.

SEÇÕES DO ARTIGO

Quanto ao texto do manuscrito, ele deve conter, obrigatoriamente, as seções: introdução, desenvolvimento e conclusões.

A informação sobre as fontes de financiamento à pesquisa, quando houver, sobre instituições parceiras, ou demais agradecimentos devem ser inseridas em nota de rodapé, do manuscrito submetido. A inserção deverá ser feita apenas após aprovação.

ILUSTRAÇÕES

Tabelas, quadros, gráficos e figuras (fotos, desenhos e mapas) devem ser encaminhados em arquivo separado do manuscrito com todas as margens em 2cm. Devem estar numerados em algarismos arábicos, conforme a sequência em que aparecem, sempre referidos no corpo do texto e encabeçados por seu respectivo título (centralizado em negrito). Tabelas e quadros devem conter o texto em tamanho 10.

Imediatamente abaixo das tabelas, quadros, gráficos e figuras devem constar suas respectivas fontes, mesmo que tenha sido elaborada pelo próprio autor.

Os mapas devem conter escalas e legendas gráficas. Os títulos e legendas devem estar em conformidade com as Normas técnicas da ABNT – NBR 14724.

As figuras devem ter seu lugar indicado no texto e, também, devem ser enviadas em arquivo separado, em formato de arquivo JPG, cor cinza, 300 dpi ou arquivo word, seguindo a margem e o tamanho de letra determinadas. Devem ser nomeadas Figura 1, Figura 2, sucessivamente, acompanhadas de título e sempre com a indicação das fontes.

Ex: Figura 1/Tabela 1 - Acompanhado do título da figura/tabela

REFERÊNCIAS E CITAÇÕES: seguir indicações detalhadas no Template.

As referências devem seguir as Normas técnicas da ABNT - NBR 6023. Devem ser listadas no final do artigo, com alinhamento de texto justificado, espacejamento simples entre linhas, fonte tamanho 12; ordenadas alfabeticamente e não numeradas e com espaço simples entre cada referência. Todas as publicações que foram citadas ao longo do texto devem ser identificadas individualmente.

As citações devem ser adotadas no texto e devem ser apresentadas conforme a ABNT-NBR 10520. Como regras gerais, as chamadas pelo sobrenome do autor, pela instituição, responsável ou título incluído na sentença devem ser em letras maiúsculas e minúsculas e, quando estiverem entre parênteses, devem ser letras maiúsculas

As citações diretas, de até três linhas, apresentam-se no corpo do texto, contidas entre aspas duplas; as citações diretas, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado e sem as aspas, com indicação de fonte.

NOTAS EXPLICATIVAS

As notas de rodapé devem ser usadas somente quando algum esclarecimento se fizer estritamente necessário. Se for o caso, o texto da nota deverá ser sucinto e formatado de acordo com o template disponibilizado. Devem ser apresentadas em algarismos arábicos, com numeração única e consecutiva ao longo de todo o artigo.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.