Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original, inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, foi justificado em “Comentários ao editor”.

  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Wordversão 6.0 ou superior, com extensão (.doc)”)

  • O texto segue os padrões de estilo e os requisitos bibliográficos descritos em “Diretrizes para Autores”, no Menu “Submissões”.

  • Foi realizado o preenchimento de todos os metadados solicitados, incluindo resumo da biografia de TODOS os autores e informado o link para o currículo lattes no campo URL.

  • Autor e coautor do artigo foram devidamente informados durante a submissão. Não é permitida a inclusão de coautores após a finalização da submissão.
  • A identidade dos autores e/ou seus respectivos grupos de pesquisa não foram informados, visando garantir a avaliação cega por pares.
  • Autor e coautor assumem, igualmente, inteira responsabilidade pelo conteúdo veiculado.

Diretrizes para Autores

A revista Educação em Foco publica artigos originais que resultem de experiência de pesquisa, artigos de revisão, relatos de experiência, ensaios, resenhas e entrevistas que abordem questões relacionadas ao campo educacional em seus diferentes níveis e modalidades de ensino.

Cada autor poderá ter somente um artigo em tramitação entre o início da submissão e a publicação final. Será observado o intervalo de dois anos entre a publicação de um texto escrito por um autor e o início de um novo processo de submissão pelo mesmo.

O autor responsável pela submissão deve informar os dados completos de todos os coautores no processo de cadastramento do manuscrito: nome, e-mail, link do Lattes e do ORCID, instituição, cargo e função, biografia.  A ordem de inserção corresponderá à ordem de autoria no artigo.

Ao realizar o cadastro de autores em nosso sistema, solicita-se inserir no campo "Resumo da biografia" um minicurrículo de cada autor, com até 60 palavras, incluindo obrigatoriamente a maior titulação acadêmica de cada autor, entre outras informações.

A proposta deve ser original, não ter sido publicada em qualquer outro veículo.

O artigo poderá ter, no máximo, 3 (três) autores sendo, pelo menos, um com título de doutor.

Deve também, ou ainda, ser classificado em uma das seguintes modalidades:

a) Artigos científicos originais resultantes de pesquisa ou revisões de literatura: texto baseado em resultados de pesquisas empíricas ou fontes documentais e bibliográficas diversas, com autoria declarada, que apresenta e discute temáticas, problemas, métodos, técnicas, processos e resultados na área da Educação; ou publicação que resume, analisa e discute informações já publicadas sobre temas ou objetos do campo da educação. Os artigos devem ter entre 6.000 e 11.000 palavras (excetuando títulos, resumos e palavras-chave), seguindo a formatação indicada no template.

b) Ensaio: texto interpretativo/argumentativo que discorre sobre um tema específico em profundidade. Como exposição metódica, o ensaio deve provocar o diálogo entre pares sobre um dado ponto de vista. Neste sentido, ele deve ser objetivo, lógico, crítico e interativo. No exame do tema investigado, o autor ou autores se baseiam em livros, artigos, revistas, entre outros. Este foco investigativo visa refletir e expandir criticamente a temática em debate. A tese (ideia principal) defendida deve estar clara para o leitor que é convocado como interlocutor. Observa-se ainda a importância da subjetividade e da originalidade do texto. O Ensaio deve ter entre 4.000 e 5000 palavras. Formatação e template (iguais ao artigo). 

c) Relato de experiência: texto de reflexão crítica, de autoria individual ou coletiva, que visa a descrever, analisar e interpretar experiências relevantes de práticas educativas desenvolvidas em contextos diversos. Para além da descrição fática, o relato de experiência deve ter o potencial de fazer emergir novas problematizações e abordagens teóricas e/ou práticas, possibilitando a ampliação de diálogos na área da Educação. Formatação e template (iguais ao artigo). O relato de experiência deve ter entre 6.000 e 11.000 palavras.

d) Resenha crítica: comunicação concisa, bem organizada e com potencial de despertar interesse pela obra e pelo debate na área educacional. Pode ser resenha de obras nacionais ou estrangeiras sobre a Educação, publicadas há menos de três anos. O texto deve conter entre 1.500 e 3.000 palavras (excetuando, título, palavras-chave); de três a cinco palavras-chave, apresentadas em ordem alfabética, letra inicial maiúscula, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto, seguindo a formatação indicada no template.

O título da resenha deve ser diferente do livro resenhado. O texto da resenha crítica deve apresentar a referência completa da obra (título, autor, editora, cidade, ano, número de páginas, ISBN); uma descrição geral, ou síntese de seu conteúdo com o objetivo de situar o leitor; um diálogo e posicionamento crítico do resenhista acerca das ideias do autor, mantendo fidelidade às ideias apresentadas. O texto deve apresentar um equilíbrio entre informar, analisar e opinar sobre a obra. Uma imagem da capa da obra resenhada, deve ser enviada em arquivo separado, em formato jpg ou .tiff, resolução 300 dpi. Eventuais citações e referências seguem as regras gerais da revista, informadas nessas Diretrizes.

e) Entrevista: realizada com pesquisadores nacionais ou estrangeiros que tratem de questões candentes do campo educacional e que tragam contribuição inequívoca para compreensão e debate acerca da Educação. A entrevista deve conter entre 3.000 e 5.000 palavras (excetuando, títulos, resumos e palavras-chave) e não pode ter sido publicada em outros veículos de comunicação. A formatação deve seguir as orientações do template.

O texto deve conter uma introdução com a apresentação do entrevistado, bem como uma justificativa sobre a relevância do tema abordado para a área da Educação. A entrevista deve contar com cinco a dez questões e adotar linguagem adequada aos parâmetros da revista. Apresentar, ao final do texto, um minicurrículo do (s) entrevistador (es), com até 50 palavras para cada. Para sondagem de interesse, a proposta deve ser encaminhada à Editoria da revista que fará a avaliação revista.educacaoemfoco@uemg.br.

REGRAS GERAIS PARA ARTIGO

As orientações detalhadas sobre a formatação do artigo, as citações e as referências se encontram no template disponibilizado pela Revista.

Não serão aceitos artigos fora do template.

RESUMO

O resumo do artigo deve ser escrito em português, inglês e espanhol (resumo, abstract, resumen), redigido em um único parágrafo, sem recuo, com espaçamento 1,0 cm, fonte Liberation Serif, tamanho 11. Quanto ao conteúdo, deve seguir a estrutura formal do texto, ou seja, situar o tema, indicar objetivo, metodologia/procedimentos básicos, resultados da pesquisa ou estudo e conclusões. Não se deve utilizar siglas no texto do resumo.

O resumo, nos três idiomas, deve ter no mínimo 100 e, no máximo, 150 palavras; de três a cinco palavras-chave (keywords, palabras clave), apresentadas em ordem alfabética, letra inicial maiúscula, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto. As palavras-chave devem ser diferentes dos termos utilizados no título e escolhidas no vocabulário controlado do Thesaurus Brasileiro de Educação - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

No manuscrito, não deve haver nenhuma identificação de autoria, mantendo-se assim o sigilo da avaliação dos trabalhos apresentados. Esses dados, assim como vínculo institucional, formação (maior titulação), número do ORCID e e-mail, compõem os metadados, que devem ser preenchidos corretamente, no momento do cadastro do autor, para a continuidade do processo de submissão. É indispensável o preenchimento dos metadados de todos os autores. Importante: a ordem dos autores, inserida nos metadados, será a ordem de autoria adotada pela revista na publicação.

SEÇÕES DO ARTIGO

Quanto ao texto do manuscrito, ele deve conter, obrigatoriamente, as seções: introdução, desenvolvimento e conclusões.

A informação sobre as fontes de financiamento à pesquisa, quando houver, sobre instituições parceiras, ou demais agradecimentos devem ser inseridas em nota de rodapé, do manuscrito submetido. A inserção deverá ser feita apenas após aprovação.

ILUSTRAÇÕES

Tabelas, quadros, gráficos e figuras (fotos, desenhos e mapas) devem ser encaminhados no corpo do manuscrito. Devem estar numerados em algarismos arábicos, conforme a sequência em que aparecem, sempre referidos no corpo do texto e encabeçados por seu respectivo título (centralizado em negrito). Tabelas e quadros devem conter o texto em tamanho 10.

Imediatamente abaixo das tabelas, quadros, gráficos e figuras devem constar suas respectivas fontes, mesmo que tenha sido elaborada pelo próprio autor.

Os mapas devem conter escalas e legendas gráficas. Os títulos e legendas devem estar em conformidade com as Normas técnicas da ABNT – NBR 14724.

As figuras devem ser nomeadas Figura 1, Figura 2, sucessivamente, acompanhadas de título e sempre com a indicação das fontes.

Ex: Figura 1/Tabela 1 - Acompanhado do título da figura/tabela

REFERÊNCIAS E CITAÇÕES: seguir indicações detalhadas no Template.

As referências devem seguir as Normas técnicas da ABNT - NBR 6023. Devem ser listadas no final do artigo, com alinhamento de texto justificado, espacejamento simples entre linhas, fonte tamanho 12; ordenadas alfabeticamente e não numeradas e com espaço simples entre cada referência. Todas as publicações que foram citadas ao longo do texto devem ser identificadas individualmente.

As citações devem ser adotadas no texto e devem ser apresentadas conforme a ABNT-NBR 10520. Como regras gerais, as chamadas pelo sobrenome do autor, pela instituição, responsável ou título incluído na sentença devem ser em letras maiúsculas e minúsculas e, quando estiverem entre parênteses, devem ser letras maiúsculas

As citações diretas, de até três linhas, apresentam-se no corpo do texto, contidas entre aspas duplas; as citações diretas, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado e sem as aspas, com indicação de fonte.

NOTAS EXPLICATIVAS

As notas de rodapé devem ser usadas somente quando algum esclarecimento se fizer estritamente necessário. Se for o caso, o texto da nota deverá ser sucinto e formatado de acordo com o template disponibilizado. Devem ser apresentadas em algarismos arábicos, com numeração única e consecutiva ao longo de todo o artigo.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.