Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original, inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em “Comentários ao editor”.

  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Wordversão 6.0 ou superior, com extensão (.doc)”)

  • O texto segue os padrões de estilo e os requisitos bibliográficos descritos em “Diretrizes para Autores”, na página “Sobre a Revista”.

  • Foi realizado o preenchimento de todos os metadados solicitados, incluindo resumo da biografia de TODOS os autores do trabalho e o link para o currículo lattes no campo URL.

  • No caso de ser estudante de Mestrado ou de Doutorado, dever-se-á preencher todos os dados do orientador, figurando-o como co-autor.

  • Inserir todos os autores do artigo, lembrando-se de que a ordem de inserção corresponderá à ordem de autoria no artigo.

  • A originalidade  do trabalho está garantida, podendo, em caso de plágio, o(a) autor(a) responsável pela submissão responder judicialmente sob a acusação de Crime de Violação aos Direitos Autorais, segundo art. 184 – Código Penal.

Diretrizes para Autores

LINHA EDITORIAL

A Educação em Foco convida os pesquisadores do campo educacional do Brasil e do exterior a contribuírem para a mais ampla divulgação de estudos na área, para a compreensão, o debate crítico e problematizador dos problemas que afligem o campo educacional.

O artigo deverá ser submetido conforme o template disponibilizado pela Revista. Para acessar o Template, clique aqui.

No texto, não deve haver nenhuma identificação do autor e dos coautores. Esses dados, assim como vínculo institucional, formação (maior titulação) e e-mail, compõem os metadados, que devem ser preenchidos total (inclusive com número de ORCID) e corretamente, no momento do cadastro do autor, para a continuidade do processo de submissão do artigo. A ordem dos autores inserida nos metadados será a ordem de autoria adotada pela revista.

O resumo do artigo deve ser​ escrito em português, ​inglês e espanhol (resumo, abstract, resumen), redigido em um único parágrafo,​ sem recuo, com espaçamento 1,0 cm, fonte Times New Roman, tamanho 9. 
Quanto ao conteúdo, seguindo a estrutura formal do texto, ou seja, situando o tema, indicando objetivo, metodologia/procedimentos básicos e principais conclusões. Não utilizar siglas no texto do resumo. 
O resumo​, nos três idiomas, deve ter no mínimo 100 e, no máximo, 150 palavras; de três a cinco palavras-chave (keywords, palabras clave), apresentadas em ordem alfabética, separadas por ponto e letra ​inicial maiúscula.

Incluir também o abstract e resumén, acompanhado da tradução do título, das keywords e das palabras clave, de acordo com o Template disponibilizado. Para acessar o Template, clique aqui.

As palavras-chave devem ser diferentes das palavras utilizadas no título. 

As notas de rodapé devem ser usadas somente quando algum esclarecimento se fizer estritamente necessário. Se for o caso, o texto da nota de rodapé deverá ser sucinto e formatado de acordo com o Template disponibilizado. Devem ser apresentadas em algarismos arábicos, com numeração única e consecutiva ao longo de todo o artigo. 

As propostas devem ser originais, não tendo sido publicadas em qualquer outro veículo. Devem também ou ainda ser classificadas em uma das seguintes modalidades:

  1. a) Artigos: texto baseado em resultados de pesquisas empíricas ou fontes documentais e bibliográficas diversas. Os artigos devem ter entre 15 a 22 páginas, seguindo a formatação indicada no Template.
  2. b) Resenhas: a partir de livros da área educacional publicados há menos de três anos; Devem apresentar referência completa da obra. As resenhas devem ter entre 5 a 12 páginas, seguindo a formatação indicada no Template.
  3. c) Estudos bibliográficos: análise crítica e abrangente da literatura sobre determinado tema;
  4. d) Entrevistas: realizadas com pesquisadores nacionais e estrangeiros que tratem de questões candentes do campo educacional e que tragam contribuição inequívoca para sua compreensão e seu debate e que não tenham sido publicadas em outros periódicos, devendo conter entre 6 e 10 páginas.

Sobre as ilustrações

Tabelas, quadros, gráficos  e  figuras (fotos, desenhos e mapas) devem vir em arquivo separado com todas as margens em 3cm. Devem estar numerados em algarismos arábicos conforme a sequência em que aparecem, sempre referidos no corpo do texto e encabeçados por seu respectivo título (centralizado). Tabelas e quadros devem conter o texto em tamanho 9. Imediatamente abaixo das tabelas, quadros, gráficos e figuras devem constar suas respectivas fontes. Os mapas devem conter escalas e legendas gráficas. Os títulos e legendas devem estar em conformidade com normas NBR – Normas técnicas ABNT

As figuras devem ter seu lugar indicado no texto e, também, devem ser enviadas em arquivo separado, em formato de arquivo JPG, cor cinza, 300 dpi ou arquivo word, seguindo a margem e o tamanho de letra determinadas. Devem ser nomeadas Figura 1, Figura 2, sucessivamente, acompanhadas de título e sempre com a indicação das fontes.

Ex: Figura 1 / Tabela 1 - Acompanhado do título da figura/tabela

 

Sobre as citações

As citações no texto devem utilizar o sistema autor-data e seguir as normas NBR – Normas técnicas ABNT mais atuais.

Em citações diretas ou literais, o nome do autor, se vier fora dos parênteses deve ter apenas a inicial maiúscula e dentro dos parênteses, todas as letras em maiúsculas (AUTOR, data, página). Para citações até três linhas, usam-se aspas, sem itálico. Citações com mais de três linhas são recuadas 4 cm da margem esquerda, fonte tamanho 9, espaçamento simples 1,cm, sem aspas e sem itálico.

Em citações indiretas, se o nome do autor estiver inserido no texto, usa-se apenas a inicial maiúscula, com a data entre parênteses. Caso o nome do autor venha entre parênteses, deve-se colocar todas as letras em maiúsculas e a data, sem a necessidade de se colocar a página.

Ex.: Na perspectiva de Arendt (1997), que a educação assuma seu caráter conservador é fundamental para que o mundo não se torne mortal como os mortais, para que o mundo continue e se renove a cada nova geração.

Ou: Que a educação assuma seu caráter conservador é fundamental para que o mundo não se torne mortal como os mortais, para que o mundo continue e se renove a cada nova geração (ARENDT, 1997).

O formato de citação indireta vale também para o caso de depoimentos ou entrevistas.

Em citação de citação, emprega-se a expressão latina apud (junto a), ou o equivalente em português, “citado por”, para identificar a fonte secundária que foi efetivamente consultada. A referência da obra citada deve vir em nota de rodapé ou como parte da referência no final do texto. Por exemplo, no texto:

Um modelo de liderança bastante estudado e utilizado na década de 1960 foi o Grid Gerencial (BLAKE; MOUTON1, 1972 apud RONCHI, 2007).

Em nota de rodapé:

1 BLKE, R. R.; MOUTON, J. S. A estruturação de uma empresa dinâmica através do desenvolvimento organizacional do tipo Grid. São Paulo: Edgard Blücher, 1972.

Citações de diversos documentos de um mesmo autor e data devem se diferenciar pelo acréscimo de letras minúsculas, em ordem alfabética, após a data. Essas letras devem constar também nas referências.

Ex:

Vygotsky (1998a) ou (VYGOTSKY, 1998a, p. 55)

Vygotsky (1998b) ou (VYGOTSKY 1998b, p. 37)

 

Sobre as referências

As referências bibliográficas devem seguir as normas mais recentes das normas NBR – Normas técnicas ABNT.

(NBR 6.023) e devem ser listadas no final do artigo, com alinhamento justificado, identificando-se individualmente cada documento em espaço simples, separado um do outro por dois espaços simples.

-Livros

VASQUEZ, A. S. Filosofia da práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 3. ed. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1992.

-Capítulos de livros

- Capítulo e livro com mesmo autor:

CANDAU, V. M. Cotidiano escolar e cultura(s): encontros e desencontros. In: ______. (Org.). Reinventar a escola. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 61-78.

- Capítulo e livro com autores diferentes:

EVANGELISTA, O. A formação universitária do professor: o debate dos anos 1920 e a experiência paulista dos anos 1930. In: MORAES, M. C. M. de (Org.). Iluminismo às avessas: produção de conhecimento e políticas de informação docente. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 21- 43.

- Autor entidade

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023 – Informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2002. 24p.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP n. 1 de 15 de maio de 2006. Institui diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em pedagogia. Disponível em: <http://www.mec.gov.br>. Acesso em: 10 jul. 2010.

- Mais de um autor (separados por ponto e vírgula)

BERGÉ, P.; POMEAU, Y.; DUBOIS-GANCE, M. Dos ritmos ao caos. São Paulo: Editora Unesp, 1996. 301p.

- Mais de três autores

GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre saber docente. Tradução de Francisco Pereira. Ijuí: Ed Unijuí, 1998. 480p.

- Séries e coleções

MIGLIORI, R. Paradigmas e educação. São Paulo: Aquariana, 1993. 20p. (Visão do futuro, v. 1)

- Livro eletrônico

ROSÁRIO, A. B.; KYRILLOS NETO, F.; MOREIRA, J. DE O. (Orgs.). Faces da violência na contemporaneidade: sociedade e clínica. Barbacena: EdUEMG, 2011. Disponível em: <http://intranet.uemg.br/comunicacao/arquivos/PubLocal172P20120518123259.pdf>. Acesso em: 2 out. 2011.

-Artigo de periódico

SAVIANI. D. O espaço acadêmico da pedagogia no Brasil: perspectivas históricas. Paideia – Cadernos de Psicologia em Educação, São Paulo, v. 14, n. 28, p. 113-124, mai./ago. 2004.

-Teses, dissertações e monografias

ALMEIDA, L. C. Curso de pedagogia na Unicamp: marcas de formação. 2008. 199 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

-Trabalhos apresentados em congressos

FRANCO, M. A. S. Saberes pedagógicos e prática docente. In: ENDIPE: EDUCAÇÃO FORMAL E NÃO FORMAL, PROCESSOS FORMATIVOS E SABERES PEDAGÓGICOS, 13, 2006, Recife. Anais... Recife: Edições Bagaço, 2006. v. 1, p. 27-50.

Para acessar o Template, clique aqui.

Cada autor só poderá ter um artigo em tramitação entre o início da submissão e a publicação final. Será observado um intervalo de um ano entre a publicação de textos escritos pelo mesmo autor e o início de um novo processo de submissão. São aceitos artigos de autores/as com título de doutor/a e (ou) mestre. Em caso de participação de coautorias, ao menos um/a dos/as autores/as deverá possuir os títulos indicados acima. O autor responsável pela submissão deve informar os dados completos de todos os coautores: nome, e-mail, link do Lattes e do ORCID, instituição, cargo e função, biografia.

Ao realizar o cadastro de autores em nosso sistema, solicita-se inserir no campo "Resumo da biografia" um minicurrículo de cada autor, com até 60 palavras, incluindo obrigatoriamente a maior titulação acadêmica de cada autor, entre outras informações.

Os artigos poderão ter no máximo 3 (três) autores – caso o artigo possua maior número de autores, deve ser enviada mensagem ao Editor justificando o motivo e a participação de cada autor no texto encaminhado.

Não serão aceitos artigos fora do template.

O autor responsável pela submissão deve informar os dados completos de todos os coautores: nome, e-mail, link do Lattes e do ORCID, instituição, cargo e função, biografia.

As referências deverão ter link correto para acesso, o qual é verificado pela equipe editorial.

Após os pareceres e avaliação dos artigos, caso seja aceito, os autores deverão arcar com os custos de revisão ortográfica, normas NBR – Normas técnicas ABNT e língua estrangeira (abstract e resumen).

Todos os números serão divulgados por meios digitais, estando disponíveis no endereço <http://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/index>.

SOBRE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOS ARTIGOS

Os artigos recebidos serão apreciados inicialmente pelo Conselho Editorial, que por meio de programas antiplágio que detectam casos de plágio e autoplágio. 

Os que estiverem de acordo com as normas da revista Educação em Foco e não contiverem nenhum trecho identificado na busca acima, serão encaminhados aos membros do Conselho Científico ou para pesquisadores de diferentes instituições de ensino e pesquisa, como pareceristas ad hoc, em função da competência no tema/assunto do artigo avaliado, garantindo-se o processo duplo cego.

Após o processo de avaliação, os autores serão notificados. Os artigos aprovados incondicionalmente serão diretamente enviados para publicação.

Caso o texto dependa de modificações, as alterações propostas são enviadas aos autores, que decidem se concordam em empreendê-las, de acordo com as sugestões dos pareceristas ad hoc, no prazo a ser definido pelo editor. As modificações introduzidas no texto deverão ser destacadas na cor azul, para efeito de verificação da Comissão Editorial. 

Ao enviar o artigo para a revista, o autor compromete-se a não o encaminhar para outro veículo de publicação pelo prazo de seis meses a contar da data do envio.

As propostas submetidas devem ser enviadas para o endereço <http://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/index>.

Aceitam-se artigos em português, espanhol, inglês e francês.

Este periódico não cobra taxas para submissão, avaliação ou publicação de trabalhos.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.