Trabalho docente e valorização do magistério na rede municipal de São Paulo

Autores

  • Lisete Regina Gomes Arelaro Universidade de São Paulo
  • Márcia Aparecida Jacomini Universidade Federal de São Paulo
  • Nilson Alves de Souza Universidade do Estado de São Paulo
  • Kátia Aparecida dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v15i19.252

Palavras-chave:

Valorização do magistério, plano de carreira, jornada de trabalho docente, remuneração docente.

Resumo

A partir dos anos de 1990, estados e municípios passaram a elaborar ou a adequar os planos de carreira, cargos e salários dos profissionais do magistério, frente às novas legislações. Esse movimento pode ser entendido como parte do atendimento, mesmo que parcial, a reivindicações históricas dos educadores e da compreensão de que a qualidade da educação está, também, vinculada à carreira e aos salários dos profissionais da educação. Neste texto, são analisados os aspectos referentes às formas de ingresso, composição da jornada de trabalho, progressão na carreira e composição da remuneração de acordo com a Lei n.14.660/2007, que reorganiza o Quadro dos Profissionais de Educação do Município de São Paulo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lisete Regina Gomes Arelaro, Universidade de São Paulo

Doutora em Educação pela Universidade do Estado de São Paulo, Brasil (1988). Professora da Faculdade de Educação da USP.

Márcia Aparecida Jacomini, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Educação pela Universidade do Estado de São Paulo, Brasil (2008). Professora da  Universidade Federal de São Paulo.

Nilson Alves de Souza, Universidade do Estado de São Paulo

Mestrando em Educação pela Universidade do Estado de São Paulo, Brasil (2009).

Kátia Aparecida dos Santos

Mestre em Educação pela Universidade do Estado de São Paulo, Brasil (2007). Professora da Rede Municipal de Ensino de São Paulo.

Downloads

Publicado

01/10/2012

Como Citar

Arelaro, L. R. G., Jacomini, M. A., de Souza, N. A., & dos Santos, K. A. (2012). Trabalho docente e valorização do magistério na rede municipal de São Paulo. Educação Em Foco, 15(19), 129–162. https://doi.org/10.24934/eef.v15i19.252