A Produção Sobre o Uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação de Jovens e Adultos

Maria Clarisse Vieira, Karla Nascimento Cruz

Resumo


Este artigo tem o objetivo de apresentar e discutir um levantamento de publicações sobre a temática das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na Educação de Jovens e Adultos. Propõe, inicialmente,a discussão sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e suas especificidades,baseando-se em autores como Arroyo (2005, 2006) e Oliveira (1999). Em seguida, discute a relação entre as TIC’s, a inclusão digital e seu uso na educação, principalmente na EJA. Para alcançar o objetivo deste estudo, realizou-se o levantamento de artigos publicados nos últimos dez anos e que abordam o uso das TIC’s na EJA. A pesquisa revela que o tema da inclusão digital na EJA é ainda pouco explorado.A análise dos trabalhos evidencia a necessidade de se considerar as especificidades dos sujeitos jovens e adultos durante o processo de inclusão digital. A maioria dos autores ressalta a complexidade de se desenvolver uma prática que seja significativa e que atenda aos requisitos da escola.


Palavras-chave


Educação de Jovens e Adultos. Tecnologias da Informação e Comunicação. Inclusão Digital. Levantamento bibliográfico.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.24934/eef.v22i36.2723

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Maria Clarisse Vieira, Karla Nascimento Cruz