AÇÕES FORMATIVAS NO ESPAÇO SINDICAL: INFLUÊNCIA SOBRE AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS NA ESCOLA

Autores

  • Marluce Souza de Andrade Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v22i38.2913

Palavras-chave:

participação sindical, formação docente, ação formativa

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa mais ampla que tem como objetivo geral compreender as contribuições da prática sindical para a docência, buscando captar, através de observações e questionários junto a professores que participam do Sindicato de Profissionais da Educação do Rio de Janeiro (SEPE) – núcleo Duque de Caxias, as influências do sindicalismo na atuação do professor. A opção teórica é a literatura desenvolvida no campo da educação sobre associativismo/sindicalismo e profissão docente. As observações foram realizadas ao longo do período de julho de 2015 a julho 2017 nos fóruns ordinários e extraordinários nesse núcleo com objetivo de destacar a organização de práticas formativas no espaço sindical. Com uma devolutiva de 213 questionários aplicados no decorrer da data-base de 2016, destacamos nesse trabalho, as respostas referentes à influência da participação sindical no exercício da docência e nas relações estabelecidas na escola. Como achados de pesquisa ressaltamos a formação político-pedagógica e político-sindical desenvolvidas pelos militantes conforme sua participação nas atividades sindicais.  

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Biografia do Autor

Marluce Souza de Andrade, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutorado em Educação - Ciências Humanas

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Publicado

27/12/2019

Como Citar

Andrade, M. S. de. (2019). AÇÕES FORMATIVAS NO ESPAÇO SINDICAL: INFLUÊNCIA SOBRE AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS NA ESCOLA. Educação Em Foco, 22(38), 44–65. https://doi.org/10.24934/eef.v22i38.2913