AÇÕES FORMATIVAS NO ESPAÇO SINDICAL: INFLUÊNCIA SOBRE AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v22i38.2913Palavras-chave:
participação sindical, formação docente, ação formativaResumo
Este artigo é um recorte de uma pesquisa mais ampla que tem como objetivo geral compreender as contribuições da prática sindical para a docência, buscando captar, através de observações e questionários junto a professores que participam do Sindicato de Profissionais da Educação do Rio de Janeiro (SEPE) – núcleo Duque de Caxias, as influências do sindicalismo na atuação do professor. A opção teórica é a literatura desenvolvida no campo da educação sobre associativismo/sindicalismo e profissão docente. As observações foram realizadas ao longo do período de julho de 2015 a julho 2017 nos fóruns ordinários e extraordinários nesse núcleo com objetivo de destacar a organização de práticas formativas no espaço sindical. Com uma devolutiva de 213 questionários aplicados no decorrer da data-base de 2016, destacamos nesse trabalho, as respostas referentes à influência da participação sindical no exercício da docência e nas relações estabelecidas na escola. Como achados de pesquisa ressaltamos a formação político-pedagógica e político-sindical desenvolvidas pelos militantes conforme sua participação nas atividades sindicais.
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