A INSERÇÃO DE ESPORTES ADAPTADOS NOS CONTEÚDOS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO.

Autores

  • Stheffanie Matias Cabral Colégio Centro Integrado Oscar Marinho Falcão .
  • Wolney Gomes Almeida UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v22i38.2956

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Currículo, Educação Física, Esportes adaptados

Resumo

A busca por equidade social conduz a sociedade por um processo gradativo em direção à inclusão de pessoas com deficiência em instituições de ensino regular e, no bojo desta discussão, a Educação Física Escolar auxilia e proporciona diversos benefícios cognitivo, afetivo e social aos alunos com deficiência. Este estudo tem como objetivo avaliar a importância da inserção dos esportes adaptados no currículo da Educação Física Escolar no Ensino Médio em escolas estaduais da cidade de Itabuna-Bahia. Fundamentando-se, teoricamente, sob as bases epistemológicas da Educação Inclusiva, pretende contextualizar o esporte adaptado no processo de inclusão. A metodologia calcada na pesquisa documental, de cunho qualitativo, apresenta uma análise de documentos sobre o PPP (Projeto Político Pedagógico) e do plano de curso dos professores de Educação Física do Ensino Médio, constatando a fragilidade quanto à observação e importância dadas às praticas do esporte adaptado no planejamento escolar.

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Biografia do Autor

Stheffanie Matias Cabral, Colégio Centro Integrado Oscar Marinho Falcão .

Graduada em licenciatura em Educação Sísic pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Especialista em Metodologia do Ensino de Educação Física e Esporte pela UESC; Especialista em Educação Física Adaptada pela UESC. Experiência na área de recreação e lazer como monitora do projeto de Extensão Atividades Recreativas para crianças na UESC. Docente de Educação Física do Colégio Centro Integrado Oscar Marinho Falcão na cidade de Itabuna-Bahia.

Wolney Gomes Almeida, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ

Doutor em Educação (Linha de pesquisa: Educação e Diversidade) pela Universidade Federal da Bahia - UFBA; possui Mestrado em Cultura e Turismo pela Universidade Estadual de Santa Cruz -UESC. Especialista em Língua Brasileira de Sinais pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (RJ); Especialista em Ciências neurológicas, Deficiências Múltiplas e Surdocegueira pela Universidade Cândido Mendes (MG); possui Licenciatura em Letras pela Universidade Paulista; Bacharel em Comunicação Social Radio e Tv pela UESC. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, ministrando a disciplina Libras; docente do Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Mestrado Profissional em Letras- PROFLETRAS; Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Inclusiva (GEPEI); É intérprete e professor de Libras - Língua Brasileira de Sinais, possuindo certificação de proficiência na tradução e interpretação da Libras/LP e proficiência na docência de Libras, reconhecido e autorizado pelo MEC em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Autor do Livro didático - Introdução à Língua Brasileira de Sinais (Editus) -, e organizador dos livros - Educação e Inclusão: Desafios Possibilidades para a pessoa Surda - e - Educação de Surdos: Formação, Estratégias e Prática Docente. Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão social, comunidade surda, Libras, comunicação e educação de surdos.

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Publicado

27/12/2019

Como Citar

Cabral, S. M., & Almeida, W. G. (2019). A INSERÇÃO DE ESPORTES ADAPTADOS NOS CONTEÚDOS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO. Educação Em Foco, 22(38), 203–222. https://doi.org/10.24934/eef.v22i38.2956