A natureza das redes e comunidades virtuais de aprendizagem

Jaciara de Sá Carvalho

Resumo


Este artigo é parte do resultado de uma pesquisa de mestrado (CARVALHO, 2009a) apresentada à Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Observamos três agrupamentos do ciberespaço (uma rede social, uma rede de aprendizagem on-line e uma comunidade virtual de aprendizagem) e realizamos revisão bibliográfica para responder à seguinte problemática: “Como distinguir as redes e comunidades virtuais de aprendizagem dos demais agrupamentos do ciberespaço? E elas entre si?” Para a primeira questão, a investigação aponta os seguintes elementos: objetivo educativo explícito, proposta/projeto inicial e a presença de professor(es). Para a segunda, os laços estreitos, a cooperação frequente e o compromisso entre os participantes das comunidades virtuais. Esta é uma reflexão sobre a natureza dos agrupamentos de aprendizagem do ciberespaço.

Palavras-chave


Rede de aprendizagem on-line; aprendizagem em rede; comunidade virtual de aprendizagem; educação a distância; colaboração.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.24934/eef.v12i13.76

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais