A natureza das redes e comunidades virtuais de aprendizagem

Autores

  • Jaciara de Sá Carvalho Centro Universitário Senac/SP Instituto Paulo Freire

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v12i13.76

Palavras-chave:

Rede de aprendizagem on-line, aprendizagem em rede, comunidade virtual de aprendizagem, educação a distância, colaboração.

Resumo

Este artigo é parte do resultado de uma pesquisa de mestrado (CARVALHO, 2009a) apresentada à Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Observamos três agrupamentos do ciberespaço (uma rede social, uma rede de aprendizagem on-line e uma comunidade virtual de aprendizagem) e realizamos revisão bibliográfica para responder à seguinte problemática: “Como distinguir as redes e comunidades virtuais de aprendizagem dos demais agrupamentos do ciberespaço? E elas entre si?” Para a primeira questão, a investigação aponta os seguintes elementos: objetivo educativo explícito, proposta/projeto inicial e a presença de professor(es). Para a segunda, os laços estreitos, a cooperação frequente e o compromisso entre os participantes das comunidades virtuais. Esta é uma reflexão sobre a natureza dos agrupamentos de aprendizagem do ciberespaço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaciara de Sá Carvalho, Centro Universitário Senac/SP Instituto Paulo Freire

Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP) e especialista em Gestão de Processos de Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da USP (ECA/USP). Coordenadora do Setor de Educação a Distância do Instituto Paulo Freire, onde também é pesquisadora do Programa Educação para a Cidadania Planetária. Docente do curso de especialização (lato sensu) Tecnologias na Aprendizagem do Centro Universitário Senac/SP.

Downloads

Publicado

01/08/2009

Como Citar

Carvalho, J. de S. (2009). A natureza das redes e comunidades virtuais de aprendizagem. Educação Em Foco, 12(13), 77–100. https://doi.org/10.24934/eef.v12i13.76