A natureza das redes e comunidades virtuais de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v12i13.76Palavras-chave:
Rede de aprendizagem on-line, aprendizagem em rede, comunidade virtual de aprendizagem, educação a distância, colaboração.Resumo
Este artigo é parte do resultado de uma pesquisa de mestrado (CARVALHO, 2009a) apresentada à Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Observamos três agrupamentos do ciberespaço (uma rede social, uma rede de aprendizagem on-line e uma comunidade virtual de aprendizagem) e realizamos revisão bibliográfica para responder à seguinte problemática: “Como distinguir as redes e comunidades virtuais de aprendizagem dos demais agrupamentos do ciberespaço? E elas entre si?” Para a primeira questão, a investigação aponta os seguintes elementos: objetivo educativo explícito, proposta/projeto inicial e a presença de professor(es). Para a segunda, os laços estreitos, a cooperação frequente e o compromisso entre os participantes das comunidades virtuais. Esta é uma reflexão sobre a natureza dos agrupamentos de aprendizagem do ciberespaço.Downloads
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Publicado
01/08/2009
Como Citar
Carvalho, J. de S. (2009). A natureza das redes e comunidades virtuais de aprendizagem. Educação Em Foco, 12(13), 77–100. https://doi.org/10.24934/eef.v12i13.76
Edição
Seção
Artigos
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