Letramentos Digitais na Atualidade:
Conectando Pessoas e Tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v28i56.8597Palavras-chave:
Cultura digital, Ensino, MultiletramentosResumo
Este artigo aborda o contexto digital contemporâneo, destacando que a exposição precoce à tecnologia não garante, por si só, o domínio do letramento digital devido à sua complexidade. O estudo enfatiza a necessidade de desenvolver diferentes tipos de letramentos digitais, organizados em quatro áreas principais: linguagem, informação, conexões e (re)desenho, conforme proposto por Dudney, Hockly e Pegrum (2016). A pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, foi realizada por meio de revisão bibliográfica e busca caracterizar esses letramentos digitais, ressaltando sua interdependência. Argumenta-se que, no ambiente digital, a integração dessas habilidades é essencial para uma participação ativa e significativa nas demandas cotidianas. O estudo destaca, ainda, a importância de promover uma compreensão integrada dessas competências no contexto escolar, visando preparar os indivíduos para enfrentar os desafios de um mundo digital em constante transformação.
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