Letramentos Digitais na Atualidade:

Conectando Pessoas e Tecnologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v28i56.8597

Palavras-chave:

Cultura digital, Ensino, Multiletramentos

Resumo

Este artigo aborda o contexto digital contemporâneo, destacando que a exposição precoce à tecnologia não garante, por si só, o domínio do letramento digital devido à sua complexidade. O estudo enfatiza a necessidade de desenvolver diferentes tipos de letramentos digitais, organizados em quatro áreas principais: linguagem, informação, conexões e (re)desenho, conforme proposto por Dudney, Hockly e Pegrum (2016). A pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, foi realizada por meio de revisão bibliográfica e busca caracterizar esses letramentos digitais, ressaltando sua interdependência. Argumenta-se que, no ambiente digital, a integração dessas habilidades é essencial para uma participação ativa e significativa nas demandas cotidianas. O estudo destaca, ainda, a importância de promover uma compreensão integrada dessas competências no contexto escolar, visando preparar os indivíduos para enfrentar os desafios de um mundo digital em constante transformação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alice Melo Xavier, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda no Programa de Pós- Graduação em Comunicação (POSCOM) na linha de Mídia e Identidades Contemporâneas na Universidade Federal de Santa Maria/RS. Bacharel em Publicidade e Propaganda na Universidade Franciscana, Santa Maria/RS

Taís Steffenello Ghisleni, Universidade Franciscana

Taís Steffenello Ghisleni é professora da Universidade Franciscana (Santa Maria, RS), nos cursos de Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens e Publicidade e Propaganda. Doutora em Comunicação Midiática (UFSM), Mestre em Engenharia de Produção (UFSM), Especialista em Comunicação, Movimento e Mídia (UFSM) e Bacharel em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda (UNIJUI).

 

Graziela Frainer Knoll, Universidade Franciscana

Bacharel em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Santa Maria (2003), Licenciada em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade Federal de Santa Maria (2017), Mestre em Letras, Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria (2007) e Doutora em Letras, Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria (2013), com Pós-Doutorado em Linguagem e Aprendizagem pela UniRitter (2017). Professora Adjunta da Universidade Franciscana.

Referências

BARBOSA, J.; RIBEIRO, V.S. Multiletramentos. Site Tecnologias, letramentos, ensino. (s.d.). Disponível em: https://www2.iel.unicamp.br/tecle/encyclopedia/multiletramentos/. Acesso em: 4 abr. 2024.

DUDENEY, G.; HOCKLY, N.; PEGRUM, M. Letramentos digitais. MARCIONILO, M. (Trad.). São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

FERRARI, A. C.; MACHADO, D.; OCHS, M. Guia da educação midiática. São Paulo: Instituto Palavra Aberta, 2020.

GABRIEL, M. Você, eu e os robôs. São Paulo: Atlas, 2018.

GABRIEL, M.; Kiso, R. Marketing na era digital. São Paulo: Atlas, 2020.

GHISLENI, T. S.; DA CONCEIÇÃO, E. F.V. Do conceito de letramento digital à sua inserção no ambiente acadêmico. Revista Educação e Linguagens, v. 12, n. 23, p. 135-160, 2023.

KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I.; KOTLER, P. Marketing 5.0: Tecnologia para a humanidade. John Wiley& Filhos, 2021.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. Tradução de Luiz Paulo Rouanet. 6. ed. São Paulo: Loyola, 2016.

OLIVEIRA, L.C; COSTA, A. O. Multiletramentos e professores em formação: um olhar crítico para o letramento digital. Revista Práticas de Linguagem, p. 116-133, 2017.

PRENSKY, M. Nativos Digitais, Imigrantes Digitais. Tradução: Roberta de Moraes Jesus de Souza. 1ª ed.Califórnia: NBC Universitypress, 2001.

PRÉNSKY, M. Aprendizagem baseada em tecnologia: a revolução digital na educação. Porto Alegre: Penso, 2012.

RIBEIRO, D. C; DA SILVA, M.P. Nativos e imigrantes digitais: um diálogo necessário para reencantar a educação. Revista Humanidades & Inovação, v. 8, n. 45, p. 343-357, 2021.

ROBERTO, M. S.; FIDALGO, A.; BUCKINGHAM, D. De que falamos quando falamos de infoexclusão e literacia digital? Perspetivas dos nativos digitais. Observatório (OBS*) Journal, v. 9, n. 1, 2015.

SOARES, M. Alfabetização e letramento. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2004.

STRUTZEL, T. Presença digital. Rio de Janeiro: Alta Books, 2015.

XAVIER, A. M.; GHISLENI, T.S.; KNOLL, G.F. Conteúdo educacional no Instagram: presença digital e multimídia no perfil “Conecta Prof”. Revista Disciplinarum Scientia- Ciências Humanas, v. 24, n.2, 2024.

WE ARE SOCIAL. Digital 2024: Brazil. DataReportal, 2024. Disponível em: https://datareportal.com/reports/digital-2024-brazil. Acesso 04 out. 2024.

WILSON, C. et. al. Alfabetização midiática e informacional: currículo para formação de professores. Brasília: UNESCO, UFTM, 2016.

WINEBURG, S.; MCGREW, S.; BREAKSTONE, J.; ORTEGA, T.. (2016). Evaluating Information: The Cornerstone of Civic Online Reasoning. Repositório Digital de Stanford.

Downloads

Publicado

12/11/2025

Como Citar

Xavier, A., Ghisleni, T., & Knoll, G. (2025). Letramentos Digitais na Atualidade:: Conectando Pessoas e Tecnologia. Educação Em Foco, 28(56), 1–21. https://doi.org/10.36704/eef.v28i56.8597