O parecer CFE 977/65 e o processo de institucionalização da pesquisa educacional na pós-graduação

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v27i53.7889

Keywords:

Education, Instituitions, Search

Abstract

The theme in the article is the institutionalization of research in education. Considering the importance of Opinion of the Federal Council of Education 977/65, which aimed to define postgraduate studies, their levels and their purposes, this article aims to present some notes on the process of institutionalization of educational research, based on in the normative discussions about graduate studies as an institutional space for scientific research. Resulting from bibliographical and documentary research, the article presents as a result the presence of Opinion of the Federal Council of Education 977/65, its importance in the graduate system and its impacts on the debate on the institutional processes of Brazilian educational research.

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Author Biographies

ALINE DE CARVALHO MOURA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPed- UERJ). Professora Adjunta do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), onde atua, também, como docente no Programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEDUC).  Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior e Pesquisa em Educação - ESPE/UFRRJ, e pesquisadora no Núcleo de Pesquisa em Epistemologia e Metodologia das Ciências (Episteme) ProPed/UERJ.

Siomara Moreira Vieira Borba, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro . Professora Associada da Faculdade de Educação, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Exerce atividades de ensino na Graduação em Pedagogia e na Pós-graduação. Tem experiência na área de pesquisa, dedicando-se as seguintes temáticas de investigação: pós-graduação em educação, formação do pesquisador, conhecimento científico, pesquisa em educação.

Alexandre Augusto e Souza, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando em Educação e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Graduado em Pedagogia e Licenciado Pleno pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Pesquisa a pesquisa em educação, ou seja, sobre a prática de pesquisa em educação. Tem experiência em pesquisas, no tema pesquisa em educação, como colaborador em grupos de pesquisas sediados em programas de pós-graduação em educação, como pesquisador colaborador em pesquisas sobre a pesquisa em educação financiadas por agências de fomento à pesquisa (CNPq e FAPERJ), como bolsista de pesquisa de agências como CNPq e FAPERJ e como bolsista UERJ de apoio à pesquisa, na Faculdade de Educação (UERJ)

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Published

2024-12-23

How to Cite

DE CARVALHO MOURA, A., Moreira Vieira Borba, S., & Augusto e Souza, A. (2024). O parecer CFE 977/65 e o processo de institucionalização da pesquisa educacional na pós-graduação. Educação Em Foco, 27(53), 1–22. https://doi.org/10.36704/eef.v27i53.7889