O parecer CFE 977/65 e o processo de institucionalização da pesquisa educacional na pós-graduação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v27i53.7889

Palabras clave:

Educación, Instituciones, Investigatión

Resumen

El tema del artículo es la institucionalización de la investigación en educación. Considerando la importancia del Dictamen del Consejo Federal de Educación 977/65, que tuvo como objetivo definir los estudios de posgrado, sus niveles y sus finalidades, este artículo tiene como objetivo presentar algunas notas sobre el proceso de institucionalización de la investigación educativa, con base en las discusiones normativas. sobre los estudios de posgrado como espacio institucional para la investigación científica. Fruto de una investigación bibliográfica y documental, el artículo presenta como resultado la presencia del Dictamen del Consejo Federal de Educación 977/65, su importancia en el sistema de posgrado y sus impactos en el debate sobre los procesos institucionales de la investigación educativa brasileña. 

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Biografía del autor/a

ALINE DE CARVALHO MOURA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPed- UERJ). Professora Adjunta do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), onde atua, também, como docente no Programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEDUC).  Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior e Pesquisa em Educação - ESPE/UFRRJ, e pesquisadora no Núcleo de Pesquisa em Epistemologia e Metodologia das Ciências (Episteme) ProPed/UERJ.

Siomara Moreira Vieira Borba, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro . Professora Associada da Faculdade de Educação, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Exerce atividades de ensino na Graduação em Pedagogia e na Pós-graduação. Tem experiência na área de pesquisa, dedicando-se as seguintes temáticas de investigação: pós-graduação em educação, formação do pesquisador, conhecimento científico, pesquisa em educação.

Alexandre Augusto e Souza, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando em Educação e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Graduado em Pedagogia e Licenciado Pleno pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Pesquisa a pesquisa em educação, ou seja, sobre a prática de pesquisa em educação. Tem experiência em pesquisas, no tema pesquisa em educação, como colaborador em grupos de pesquisas sediados em programas de pós-graduação em educação, como pesquisador colaborador em pesquisas sobre a pesquisa em educação financiadas por agências de fomento à pesquisa (CNPq e FAPERJ), como bolsista de pesquisa de agências como CNPq e FAPERJ e como bolsista UERJ de apoio à pesquisa, na Faculdade de Educação (UERJ)

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Publicado

2024-12-23

Cómo citar

DE CARVALHO MOURA, A., Moreira Vieira Borba, S., & Augusto e Souza, A. (2024). O parecer CFE 977/65 e o processo de institucionalização da pesquisa educacional na pós-graduação. Educação Em Foco, 27(53), 1–22. https://doi.org/10.36704/eef.v27i53.7889