O Curso de Administração Escolar: importância e influência na Educação mineira
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v14i17.101Palavras-chave:
formação docente, política educacional, recontextualização.Resumo
Neste artigo enfoca-se a repercussão do Curso de Administração Escolar na educação mineira. Instituído em 1946 com a extinção da Escola de Aperfeiçoamento e a criação dos institutos de educação, funcionou até 1969 e teve grande importância. Habilitava com exclusividade profissionais para a rede estadual de ensino e era voltado para a formação de professores para as disciplinas pedagógicas do ensino normal e para cargos de projeção e influência na hierarquia educacional, incluindo escolas, inspetorias e o órgão central. Professores e ex-alunos participaram ativamente da produção de programas de ensino, materiais e livros didáticos, tendo como foco o então ensino primário. Com o seu encerramento deu-se a criação do curso de Pedagogia em 1970, incorporado à UEMG em 1995. Esses cursos integram o percurso histórico da atual Faculdade de Educação, do Campus de Belo Horizonte, da Universidade do Estado de Minas Gerais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
20/09/2011
Como Citar
de Matos, M. do C., & Lopes, A. A. B. de M. (2011). O Curso de Administração Escolar: importância e influência na Educação mineira. Educação Em Foco, 14(17), 13–35. https://doi.org/10.24934/eef.v14i17.101
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.