O Curso de Administração Escolar: importância e influência na Educação mineira

Autores

  • Maria do Carmo de Matos
  • Ana Amélia Borges de Magalhães Lopes

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v14i17.101

Palavras-chave:

formação docente, política educacional, recontextualização.

Resumo

Neste artigo enfoca-se a repercussão do Curso de Administração Escolar na educação mineira. Instituído em 1946 com a extinção da Escola de Aperfeiçoamento e a criação dos institutos de educação, funcionou até 1969 e teve grande importância. Habilitava com exclusividade profissionais para a rede estadual de ensino e era voltado para a formação de professores para as disciplinas pedagógicas do ensino normal e para cargos de projeção e influência na hierarquia educacional, incluindo escolas, inspetorias e o órgão central. Professores e ex-alunos participaram ativamente da produção de programas de ensino, materiais e livros didáticos, tendo como foco o então ensino primário. Com o seu encerramento deu-se a criação do curso de Pedagogia em 1970, incorporado à UEMG em 1995. Esses cursos integram o percurso histórico da atual Faculdade de Educação, do Campus de Belo Horizonte, da Universidade do Estado de Minas Gerais.

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Biografia do Autor

Maria do Carmo de Matos

  Doutora em Educação FaE/CBH/UEMG

Ana Amélia Borges de Magalhães Lopes

Doutora em Educação FaE/CBH/UEMG

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Publicado

20/09/2011

Como Citar

de Matos, M. do C., & Lopes, A. A. B. de M. (2011). O Curso de Administração Escolar: importância e influência na Educação mineira. Educação Em Foco, 14(17), 13–35. https://doi.org/10.24934/eef.v14i17.101